Cinema da USP seleciona filmes para “encantar”

0
222

O Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp) apresenta sua nova mostra, Para Gostar de Cinema, que se estende até 8 de abril. Essa é uma mostra tradicional do Cinusp, realizada desde 2003, que foi interrompida durante alguns anos, mas retomada em 2020. A proposta é apresentar filmes essenciais do cinema mundial, com o objetivo de estimular os espectadores a gostar da sétima arte.

Os 16 filmes selecionados não se conectam por semelhanças de enredo ou outra característica. É o seu potencial de encantar e arrebatar os espectadores com suas diferentes histórias que os une, segundo uma das curadoras da mostra, Victória Okubo.

De acordo com a curadora, a prioridade na seleção dos filmes “foi trazer ‘portas de entrada’ para diferentes nichos do cinema”. A curadora cita o longa-metragem Touki Bouki (1973), de Djibril Diop Mambéty, para exemplificar esse objetivo. O “grande clássico do cinema africano” conta as frustrações e sonhos de um casal que deseja migrar do Senegal para Paris. O diretor crítica a África pós-colonial enquanto expõe as dificuldades da trajetória, as idealizações e as desilusões dos personagens.

O Cinusp vai promover uma “batalha de animação” para decidir qual filme será exibido no dia 30 de março, às 16 horas. O público escolherá entre The End of Evangelion (1997), de Hideaki Anno e Kazuya Tsurumaki, e Fuga das Galinhas (2000), de Nick Park e Peter Lord. O primeiro é um final alternativo ao anime japonês de ficção científica Neon Genesis Evangelion e o segundo, uma comédia feita com a técnica stop-motion sobre a tentativa de galinhas de se libertarem de uma granja. A decisão da batalha será feita pelo perfil do Cinusp no Instagram.

No dia seguinte, 31 de março, haverá um quiz com os espectadores para que eles testem seus conhecimentos sobre cinema e ganhem prêmios. Victória adianta que os vencedores da dinâmica poderão escolher um filme para ser exibido pelo Cinusp.

A mostra Para Gostar de Cinema, do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp), está em cartaz até 8 de abril, de segunda a sexta-feira, com sessões às 16 e às 19 horas, nas salas do Cinusp no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo) e no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 258/294, Vila Buarque, região central de São Paulo). Entrada grátis. Mais informações e a programação completa da mostra estão disponíveis

Mais – Acese o site do Cinusp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui