Acontece este mês a etapa final da Conferência Nacional de Educação – Conae 2024. Após o período de gestão autoritária vivida pelo País, a retomada do evento é fundamental para avanços como sociedade democrática. Ocorre entre os dias 28 e 30 deste mês, em Brasília (DF).
Paola de Oliveira, professora e diretora do Sinpro-Campinas, comenta a importância dos conselhos para a tomada de decisões. “A existência dos conselhos é fundamental para que não sejamos reféns de grupos de coalização de defesa, lobistas e reformadores empresariais. Eles possibilitam os avanços rumo a uma sociedade democrática e participativa, onde as decisões não são tomadas apenas a partir das estruturas do Estado, mas via agenciamento popular”, comenta.
Participação – Paola representará a Federação dos Professores de SP (Fepesp) na Conferência, junto as professoras Conceição Fornasari, diretora da entidade, e Bárbara de Souza, do Sinpro-Sorocaba.
Etapa – Municipal ocorreu até 29 de outubro de 2023; Estadual até 19 de novembro.
Retomada – Paola frisa que “a Conae é um passo estratégico para o retorno dessas discussões colegiadas, pois partem do local para o global”. Diretora vê no evento a reorganização das pautas sociais, principalmente no âmbito da educação.
MAIS – Site do Mec.