19.5 C
São Paulo
domingo, 16/11/2025

Mutirão é social, ressalta líder comerciária

Data:

Compartilhe:

Vai até sexta (16) o Mutirão do Emprego, realizado pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo e Central UGT. Interessados devem comparecer à Rua Formosa, 99, ao lado do Metrô Anhangabaú, Centro, SP. Das 8 às 17 horas.

Serviços – Além das 20 mil vagas, o Mutirão oferece emissão de documentos, inclusive para imigrantes. Cerca de 120 empresas participam, com oferta de empregos no comércio, telefonia, construção civil, serviços e setores da indústria.

Cleonice Caetano é vice-presidente da UGT e coordena o projeto “Vaga Social”, no Sindicato dos Comerciários. A quem eventualmente não encontrar colocação, ela orienta fazer cursos. “Temos aqui o Sistema S e outras instituições tradicionais, com muitas bolsas gratuitas”, afirma.

Não há cobrança de taxas, o que, observa Cleo, reforça o caráter inclusivo da iniciativa. Ela diz: “É um grande mutirão social. Nós ofertamos vagas de emprego, mas buscamos políticas públicas pra melhorar as condições sociais dos trabalhadores e trabalhadoras”. O Mutirão disponibiliza setor especial a pessoas com deficiência – PCDs.

A Agência Sindical cobriu as atividades na segunda, dia 12, e gravou entrevista com Cleonice Caetano. O vídeo pode ser acessado e compartilhado. Assista.

Bolsas – Mutirão também disponibiliza 26 mil bolsas de estudos integrais, 100% grátis. As bolsas voltadas à qualificação profissional são oferecidas pelo Senac. Elas abrangem Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação, Moda, Beleza e Bem-Estar, Saúde, Gastronomia, Comunicação, entre outras.

Atendimento – No Mutirão, a pessoa pode procurar a tenda onde são emitidos documentos variados. Cleonice Caetano avalia: “O Mutirão reafirma o papel histórico do sindicalismo. A vinda do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reforça a aliança sindicalismo-governo por emprego, renda e dignidade à classe trabalhadora”.

Parceiros – Diversas entidades sindicais, Prefeitura de SP, Senai/Senac, Centro Paula Souza, Faculdades, Colégios Técnicos e mais de 100 empresas integram o Mutirão.

MAIS – Sites dos Comerciários de SP e UGT.

Conteúdo Relacionado

Polícias paulistas protestam terça

Insatisfação geral nas Polícias do Estado de São Paulo. Os profissionais reclamam, principalmente, do descumprimento de promessas eleitorais por parte de Guilherme Derrite (secretário...

Acordo dos Químicos de SP beneficia 130 mil

Quinta (13), a Fequimfar e representantes patronais do Grupo Ceag-10 (Fiesp) renovaram a Convenção Coletiva de Trabalho. Federação conquistou ganhos reais de 0,5% nos...

Escala 6×1 tem repúdio geral, diz Arraes

“Nós aceitamos debater a escala 6x1 com os patrões. Mas também queremos debater com eles a terceirização, o custeio sindical e a pejotização”. A...

Sintracon-SP recebe Dom Odilo

O Sintracon-SP, que representa trabalhadores da Construção Civil na Capital, será palco de palestra do Cardeal Dom Odilo Scherer. Ela acontece sexta (14), na...

Frentistas do DF obtêm reajuste de 10,7%

Após longo e desafiador processo de negociação, o Sindicato dos Frentistas do Distrito Federal conquistou aumento salarial de 10,73%; reajuste de 10% no tíquete-alimentação...