Estão abertas até dia 30 as inscrições para a 43ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Organizado por uma comissão de entidades, o evento terá como novidade a categoria ‘livro-reportagem’. Ela se soma às tradicionais ‘arte’, ‘fotografia’, ‘produção jornalística em texto’, ‘em áudio’, ‘em vídeo’ e ‘em multimídia’.
Jornalistas, repórteres fotográficos e ilustradores podem inscrever trabalhos realizados entre 1º de agosto de 2020 e 30 de junho de 2021. Para ‘livro-reportagem’ serão aceitas inscrições de obras editadas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.
A comissão fará o julgamento público remoto, dia 16 de outubro, com transmissão ao vivo, para divulgar os vencedores. Devido à pandemia de Covid-19, a solenidade de premiação, sempre em 25 de outubro, será também virtual.
A premiação voltada à democracia e aos direitos humanos celebra a memória de Vladimir Herzog, jornalista assassinado no Dops em outubro de 1975. O prêmio foi criado pela família de Herzog, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de SP e outras entidades.
Participam Federação Nacional dos Jornalistas; Associação Brasileira de Imprensa; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e Secção SP; Conectas Direitos Humanos; Ouvidoria da Polícia de SP e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação, com apoio da Oboré.
Cadastro – Para conferir o regulamento da premiação e mais informações, acesse o site www.premiovladimirherzog.org