22.8 C
São Paulo
quinta-feira, 23/01/2025

Especialista explica como fazer Prova de Vida do INSS

Data:

Compartilhe:

Prova de Vida é uma exigência do Instituto Nacional do Seguro Social a aposentados e pensionistas. A Prova visa checar se beneficiário está vivo, pra continuar pagando o benefício.

O especialista em aposentadorias César Tolentino, da Tolentino Aposentadorias explica o que é, quem deve e como fazê-la.

A Prova de Vida deve ser feita uma vez por ano pra evitar fraudes e pagamento de benefícios de forma indevida. O objetivo é comprovar que a pessoa está viva e garantir o pagamento do benefício.

Tolentino explica que devem fazê-la quem recebe um ou mais benefícios previdenciários, tais como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros.

Segundo o especialista, o INSS pretende implantar uma versão digital da Prova de Vida pra todos os segurados poderem realizá-la on-line. Ainda não há prazo de quando este sistema será implantado.

Mas há exceções. “O INSS implementou um sistema temporário que usa os dados biométricos. Então, o segurado que possuir Carteira de motorista ou Título de eleitor com biometria cadastrados nos órgãos, poderá usufruir deste sistema”, explica o advogado.

Outra exceção é quando o segurado tem mais de 80 anos, ou possui incapacidade física de locomoção. “Nesses casos, há o atendimento a domicílio através do aplicativo do INSS ou pelo site. O segurado precisará agendar uma data e horário pra que um agente do INSS visite a sua casa e realize a prova de vida”, conta.

Prazo – Tolentino alerta: “Quem perder o prazo para fazer o procedimento, tem o seu benefício automaticamente bloqueado”.

Para desbloquear o pagamento, o beneficiário deve ir ao banco e realizar a Prova de Vida. “Em casos de cessação do benefício, a pessoa deve pedir a reativação do benefício”, completa.

Veja tabela e confira o prazo para fazer sua Prova de Vida:

Mais – Acesse www.voumeaposentar.com

Conteúdo Relacionado

UGT e Alckmin se reúnem em SP nesta sexta

A União Geral dos Trabalhadores recebe em São Paulo sexta (24) Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio...

Viva Brizola. Gigante patriota!

A Agência reproduz texto publicado hoje pela Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), presidida por Celso Napolitano. A entidade destaca várias...

Estudioso critica poder das redes

O sociólogo, professor e escritor Sérgio Amadeu é estudioso da inclusão digital e ativo crítico dos oligopólios formados pelas big techs. Ele foi um...

Futebol Metalúrgico 40+

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região abriu inscrições pro Festival de Verão 2025. Para sócios veteranos da categoria (a partir dos 40...

Redes sociais não podem tudo, alerta a Fenaj

O tema regulação das redes sociais mobiliza governo, Congresso, entidades ligadas ao jornalismo e ativistas pró-democratização da comunicação, conforme a Constituição. Mas há um impasse...