21.3 C
São Paulo
sexta-feira, 16/01/2026

A terceira Conclat – João Franzin

Data:

Compartilhe:

A primeira Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras (Conclat) ocorreu em 1981, na ditadura, nuna conjuntura de desemprego, arrocho e desgaste crescente do regime.

Em 2010, aconteceu a segunda Conclat, numa fase de crescimento da economia, do emprego e da renda. O ambiente, no governo Lula, propiciou uma Conferência na ofensiva, com pauta inclusiva e desenvolvimentista.

Em 7 de abril, haverá a terceira e mais dramática Conclat, sob governo de extrema direita, recessão, desemprego, arrocho, ataques a direitos e Sindicatos exauridos financeiramente.

A ideia, portanto, é definir uma pauta defensiva e ao mesmo tempo na ofensiva, incluindo também a luta pela vacina e a defesa da vida.

Quem é do meio sindical conhece o grau de desorientação a que chegamos e as dificuldades de organizar um evento de peso ainda nas bordas de uma pandemia.

De todo modo, é preciso fazer a Conclat, buscando construir uma plataforma da classe trabalhadora em meio à dura disputa eleitoral na qual nosso campo tentará tirar do poder a extrema direita neoliberal.

Dois cuidados: Criar meios de participação que garantam representatividade e diversidade ao movimento. Engajar os setores não-filiados a Centrais.

Duas cautelas: Evitar a imposição das pequenas hegemonias. Escapar da armadilha eleitoreira, que é sempre partidarizada (Sindicato é Sindicato, partido é partido, como bem define nossa Constituição).

Duas necessidades: Dar volume, regularidade e densidade ao evento nas redes sociais – antes, durante e depois. Fazer com que a pauta aprovada na Conferência se apresente nas campanhas salariais das categorias já a partir do 1º de Maio.

Portanto, tarefa dura.

Clique aqui e leia mais artigos de João Franzin.

João Franzin
João Franzin
Jornalista e coordenador da Agência Sindical

Conteúdo Relacionado

Um mês ativo – Josinaldo José de Barros (Cabeça)

Sábado, 17, celebra-se o Dia do Delegado Sindical. A figura do Delegado está prevista na própria Constituição Federal, mas, desde 1988, o patronato resiste.O...

A escolha das tarefas – João Guilherme Vargas Netto

Exceto casos de emergência que exijam pronta atuação, os dirigentes sindicais têm a prerrogativa de escolher as tarefas a serem enfrentadas e cumpridas.No dia...

‘Cresce Brasil’ celebra 20 anos – Murilo Pinheiro

Projeto lançado há duas décadas pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) terá nova edição em 2026 com foco na indústria, na valorização profissional e...

Venezuela, imperialismo e o risco das leituras curtas – Ailton Fernandes

Os povos originários da América Latina, assim como os povos africanos escravizados, têm sido vítimas de um longo processo histórico de exploração, negação de...

Saúde mental – João Franzin

Saúde mental(por João Franzin)Faz uns 20 anos, eu me tratava com um médico cardiologista e também homeopata. Falávamos de doenças típicas de algumas profissões,...