22.1 C
São Paulo
sábado, 25/01/2025

A terceira Conclat – João Franzin

Data:

Compartilhe:

A primeira Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras (Conclat) ocorreu em 1981, na ditadura, nuna conjuntura de desemprego, arrocho e desgaste crescente do regime.

Em 2010, aconteceu a segunda Conclat, numa fase de crescimento da economia, do emprego e da renda. O ambiente, no governo Lula, propiciou uma Conferência na ofensiva, com pauta inclusiva e desenvolvimentista.

Em 7 de abril, haverá a terceira e mais dramática Conclat, sob governo de extrema direita, recessão, desemprego, arrocho, ataques a direitos e Sindicatos exauridos financeiramente.

A ideia, portanto, é definir uma pauta defensiva e ao mesmo tempo na ofensiva, incluindo também a luta pela vacina e a defesa da vida.

Quem é do meio sindical conhece o grau de desorientação a que chegamos e as dificuldades de organizar um evento de peso ainda nas bordas de uma pandemia.

De todo modo, é preciso fazer a Conclat, buscando construir uma plataforma da classe trabalhadora em meio à dura disputa eleitoral na qual nosso campo tentará tirar do poder a extrema direita neoliberal.

Dois cuidados: Criar meios de participação que garantam representatividade e diversidade ao movimento. Engajar os setores não-filiados a Centrais.

Duas cautelas: Evitar a imposição das pequenas hegemonias. Escapar da armadilha eleitoreira, que é sempre partidarizada (Sindicato é Sindicato, partido é partido, como bem define nossa Constituição).

Duas necessidades: Dar volume, regularidade e densidade ao evento nas redes sociais – antes, durante e depois. Fazer com que a pauta aprovada na Conferência se apresente nas campanhas salariais das categorias já a partir do 1º de Maio.

Portanto, tarefa dura.

Clique aqui e leia mais artigos de João Franzin.

João Franzin
João Franzin
Jornalista e coordenador da Agência Sindical

Conteúdo Relacionado

Intempestividade e confusão – João Guilherme Vargas Netto

Estou com o pressentimento de que está chegando a hora da onça beber água. Com a intempestiva entrevista do ministro Luiz Marinho à jornalista Victoria...

Posicionamento sobre a saída dos EUA da OMS – Jefferson Caproni 

A saída dos EUA da OMS é um retrocesso para a saúde global. Neste artigo, o presidente do Sindicato da Saúde de São Paulo,...

A mentira avança – Josinaldo José de Barros (Cabeça)

Semana passada, o Brasil viveu uma grande confusão a respeito de suposta cobrança de impostos nas transações por meio de PIX.O que aconteceu? A...

MDIC: indústria forte gera empregos – Miguel Torres

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do ministro Geraldo Alckmin, tem sido o exemplo de trabalho e realizações em prol da...

Existe comunicação eficiente em um mundo dominado pelas big techs? – Neiva Ribeiro

A foto que rodou o mundo, com os apoiadores do presidente americano em sua posse, Donald Trump, deixa claro quem o apoia: os chefões...