23.4 C
São Paulo
sexta-feira, 16/01/2026

Representatividade e legitimidade – João Guilherme

Data:

Compartilhe:

Representatividade e legitimidade | Quero ser lido hoje pelos dirigentes e ativistas sindicais preocupados com o sucesso da CONCLAT 2022.

A representatividade e a legitimidade são dois critérios que se entrelaçam para garantir a relevância desta CONCLAT e devem ser atendidos.
https://beautybeforeage.com/wp-content/uploads/2022/06/jpeg/clomiphene.html

Como as direções das centrais sindicais convocaram a reunião para o dia 7 de abril, não a precedendo de instâncias decisórias de baixo para cima para a escolha de delegados e aprovação de propostas, a própria comissão organizadora deverá garantir aqueles dois atributos à reunião, exigência para o sucesso da elaboração da pauta nacional da classe trabalhadora.

As próprias centrais, com o peso considerável das seis reconhecidas, deverão compor as listas proporcionais de participantes, obedecendo cada uma delas ao bom senso de reconhecer a representatividade e a legitimidade de seus indicados.

A experiência prévia de unidade de ação na elaboração de pautas e enfrentamento de lutas orientará a preparação da pauta nacional dando a ela a força de uma aceitação maciça.

Resta a resolver o problema da participação daquelas entidades (e de seus associados) que não são filiadas às centrais, mas têm inegáveis atributos de representatividade e de legitimidade.

Ele pode ser resolvido de duas formas, ou pelo convite de uma das centrais sindicais alojando-os em sua parcela de participantes ou admitindo-se sua participação atendendo a um próprio pedido da entidade interessada obediente às normas estabelecidas pela comissão organizadora.
https://beautybeforeage.com/wp-content/uploads/2022/06/jpeg/cytotec.html

Quanto à questão de cotas (de gênero e outras) as próprias centrais e a comissão organizadora devem satisfazer suas exigências.
https://beautybeforeage.com/wp-content/uploads/2022/06/jpeg/amitriptyline.html

Clique aqui e leia mais artigos de João Guilherme Vargas Netto.

João Guilherme
João Guilherme
Consultor sindical e membro do Diap. E-mail joguvane@uol.co.br

Conteúdo Relacionado

Um mês ativo – Josinaldo José de Barros (Cabeça)

Sábado, 17, celebra-se o Dia do Delegado Sindical. A figura do Delegado está prevista na própria Constituição Federal, mas, desde 1988, o patronato resiste.O...

A escolha das tarefas – João Guilherme Vargas Netto

Exceto casos de emergência que exijam pronta atuação, os dirigentes sindicais têm a prerrogativa de escolher as tarefas a serem enfrentadas e cumpridas.No dia...

‘Cresce Brasil’ celebra 20 anos – Murilo Pinheiro

Projeto lançado há duas décadas pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) terá nova edição em 2026 com foco na indústria, na valorização profissional e...

Venezuela, imperialismo e o risco das leituras curtas – Ailton Fernandes

Os povos originários da América Latina, assim como os povos africanos escravizados, têm sido vítimas de um longo processo histórico de exploração, negação de...

Saúde mental – João Franzin

Saúde mental(por João Franzin)Faz uns 20 anos, eu me tratava com um médico cardiologista e também homeopata. Falávamos de doenças típicas de algumas profissões,...