18.5 C
São Paulo
quinta-feira, 29/05/2025

Fepesp garante avanço histórico no Sesi/Senai

Data:

Compartilhe:

A direção do Sesi/Senai aceitou uma antiga e insistente reivindicação da Federação dos Professores do Estado de São Paulo – Fepesp. O Acordo Coletivo de Trabalho de 2022 decidiu que serão aceitos como dependentes e incluídos em plano de saúde os companheiros ou companheiras dos trabalhadores nas diversas formas de relacionamento.

Pela decisão, firmada na Campanha Salarial de professores e técnicos de ensino da instituição, os companheiros em união estável ou em relação homoafetiva passarão a ser aceitos nas fichas de plano de saúde. Isso acontecia somente com os cônjuges dos profissionais.

Para presidente da Fepesp, Celso Napolitano, que coordena a comissão de negociação dos Sindicatos, o acordo oferece tranquilidade às famílias, qualquer que seja a configuração.

Ele comemora: “Esta proposta representa uma compreensão avançada da instituição quanto à forma de relacionamento conjugal de seus educadores. Valeu nossa insistência, valeu a compreensão da instituição”.

Próximo Passo – Ainda este mês, o Sesi/Senai consultará os professores sobre o interesse em incluir seus companheiros no plano. O pedido já é antigo e chegou a ser discutido judicialmente, mas não encontrava respaldo na direção do Sesi/Senai.

“A nova direção da Fiesp, presidida agora pelo empresário Josué Gomes, iniciou sua gestão demonstrando apreço pela diversidade e respeito aos educadores e educadoras”, diz Napolitano.

Reajuste – Além dessa inclusão de dependentes nos planos de saúde, os trabalhadores do Sesi/Senai conquistaram o reajuste na data-base 1º de março. Segundo o presidente da Fepesp, os professores terão a recomposição integral da inflação medida pelo INPC.

MAIS – Acesse o site da Fepesp.

Conteúdo Relacionado

Frentistas do Paraná conquistam ganhos reais

Frentistas do Paraná assinaram nova Convenção Coletiva. Negociação abrange os Sindicatos de Maringá, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel. Entidades conquistaram reajuste salarial de...

Metroviários de SP comemoram acordo e sede

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.