A nova pesquisa Painel do Poder, que o Congresso em Foco faz a cada trimestre com 70 dos principais líderes da Câmara e do Senado, reafirma a polarização entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL).
Os parlamentares ignoraram seus próprios partidos e candidatos em disputa, e praticamente cravaram um dos nomes que hoje lideram a corrida, Lula ou Bolsonaro.
Entre os atuais pré-candidatos à Presidência há parlamentares, como a senadora Simone Tebet (MDB-MS), e o deputado André Janones (Avante-MG).
E partidos com representação no Congresso têm seus próprios nomes ou avaliam ter. PSDB, com Doria; Podemos, Moro; PDT, Ciro; PSD, que tinha o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), e avalia puxar o governador gaúcho, Eduardo Leite, hoje no PSDB.
O Painel do Poder perguntou: “Na sua opinião, quais são os três nomes com mais chances de vencer a eleição presidencial?”. A primeira resposta indica aquele que consideravam ter mais chances. As respostas mostram que, mesmo no Congresso, apesar dos discursos públicos, raros consideram a chamada terceira via.
Na tabela com a primeira resposta dos entrevistados, só houve duas menções que não foram a Lula ou Bolsonaro: uma ao governador de São Paulo João Doria, do PSDB, e uma ao cientista político Felipe D’Ávila, do Novo.
Liderança – Lula foi mencionado por 48 dos entrevistados. Bolsonaro por 24. “Nas últimas rodadas do Painel do Poder em que o assunto foi perguntado, nomes da terceira via apareciam com uma quantidade significativa de menções. Agora, os parlamentares afunilaram em Lula e Bolsonaro, apontando para a confirmação de uma eleição polarizada entre os dois candidatos e inviabilização de uma terceira via – ao menos aos olhos dos congressistas”, observa a pesquisa.
“Lula conseguiu três menções entre os congressistas da base do governo; Bolsonaro não foi citado nenhuma vez como favorito pelos parlamentares da oposição.
Quanto aos independentes, Lula lidera com 11 menções, Bolsonaro tem quatro. Foi nesse grupo que Dória e D´Ávila foram citados”.
MAIS – Clique aqui e veja a íntegra da pesquisa Painel do Poder.
FONTE: Congresso em Foco – Matéria de Rudolfo Lago, André Sathler e Ricardo de João Braga