A nova pesquisa Painel do Poder, que o Congresso em Foco faz a cada trimestre com 70 dos principais líderes da Câmara e do Senado, reafirma a polarização entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL).

Os parlamentares ignoraram seus próprios partidos e candidatos em disputa, e praticamente cravaram um dos nomes que hoje lideram a corrida, Lula ou Bolsonaro.

online pharmacy buy flagyl no prescription pharmacy

Entre os atuais pré-candidatos à Presidência há parlamentares, como a senadora Simone Tebet (MDB-MS), e o deputado André Janones (Avante-MG).

online pharmacy buy priligy no prescription pharmacy

E partidos com representação no Congresso têm seus próprios nomes ou avaliam ter. PSDB, com Doria; Podemos, Moro; PDT, Ciro; PSD, que tinha o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), e avalia puxar o governador gaúcho, Eduardo Leite, hoje no PSDB.

O Painel do Poder perguntou: “Na sua opinião, quais são os três nomes com mais chances de vencer a eleição presidencial?”. A primeira resposta indica aquele que consideravam ter mais chances. As respostas mostram que, mesmo no Congresso, apesar dos discursos públicos, raros consideram a chamada terceira via.

Na tabela com a primeira resposta dos entrevistados, só houve duas menções que não foram a Lula ou Bolsonaro: uma ao governador de São Paulo João Doria, do PSDB, e uma ao cientista político Felipe D’Ávila, do Novo.

Liderança – Lula foi mencionado por 48 dos entrevistados. Bolsonaro por 24. “Nas últimas rodadas do Painel do Poder em que o assunto foi perguntado, nomes da terceira via apareciam com uma quantidade significativa de menções. Agora, os parlamentares afunilaram em Lula e Bolsonaro, apontando para a confirmação de uma eleição polarizada entre os dois candidatos e inviabilização de uma terceira via – ao menos aos olhos dos congressistas”, observa a pesquisa.

“Lula conseguiu três menções entre os congressistas da base do governo; Bolsonaro não foi citado nenhuma vez como favorito pelos parlamentares da oposição.

online pharmacy buy cymbalta no prescription pharmacy

Quanto aos independentes, Lula lidera com 11 menções, Bolsonaro tem quatro. Foi nesse grupo que Dória e D´Ávila foram citados”.

MAIS – Clique aqui e veja a íntegra da pesquisa Painel do Poder.

FONTE: Congresso em Foco – Matéria de Rudolfo Lago, André Sathler e Ricardo de João Braga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui