Os Sindicatos da região de Osasco, na Grande SP, se uniram para realizar ato em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O encontro, organizado pelo Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região), será no dia 28 de abril, às 18, horas, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.
Para lembrar as vítimas, os dirigentes sindicais vão chamar atenção para os números de acidentes de trabalho. E darão ênfase ao déficit de auditores fiscais em todo o Brasil.
No mesmo dia, mas às 10 horas, o Cissor e representantes sindicais vão à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) entregar documento para a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, que denuncia a situação caótica da fiscalização na região e solicitar apoio.
Livro – Durante o ato, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco vai lançar o livro “Rosca sem Fim – Basta de mortes, acidentes e doenças do trabalho”. A obra, de 128 páginas, resgata histórias de pessoas que tiveram a vida impactada por acidentes ou doenças do trabalho.
Também denuncia a tragédia que um local inseguro pode provocar na vida dos trabalhadores.
Data – O dia 28 de abril foi escolhido porque nesta data, em 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia impulsionou o movimento sindical canadense a iniciar uma luta para que acidentes semelhantes fossem evitados. Em 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) adotou o 28 de abril como o dia oficial da saúde e segurança no local de trabalho. No Brasil, desde 2005, o dia 28 foi instituído como Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Inscrições – Os interessados em participar do ato devem se inscrever pelo e-mail celia.assessoria@sindmetal.org.br ou pelo SindZap (11) 9 6078-0209.
MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.