20.1 C
São Paulo
quinta-feira, 12/12/2024

Lula e Dilma ampliaram ganhos dos vigilantes

Data:

Compartilhe:

Uma pesquisa entre profissionais da vigilância privada mostraria Bolsonaro disparado e Lula bem atrás. Mas a pergunta é: o que Bolsonaro fez de bom a esse quase 1 milhão de profissionais formados e reciclados? Nada.

E os governos petistas? Aí tem o que contar, começando pelo pagamento do Adicional de Periculosidade de 30%, concedido pela Presidente Dilma, em dezembro de 2012, a partir de um projeto de Vanessa Grazziotin(PCdoB-AM).

“Foram 15 anos de luta, mobilizações e ações no Parlamento e órgãos públicos, sob forte reação do patronato, incluindo a própria Febraban”, conta José Boaventura Santos, presidente da Confederação Nacional do setor, CNTV.

No Estado de SP, esse Adicional passou a ser pago parcialmente em 1994, por força de greve no setor do transporte de valores, comandada pelo Sindicato da categoria, SindForte.

CONQUISTA – Com a decisão da presidente Dilma, de um dia pra outro, os vigilantes tiveram acréscimo de 30% no Piso. Hoje, no Estado de São Paulo, o Normativo é de R$ 1.845,56. Com o Adicional de 30% sobe pra R$ 2.399,23.

COLETE – Boaventura está na categoria desde 1981. Dois anos depois já presidia a Associação profissional na Bahia. A Carta Sindical foi concedida pelo Ministério do Trabalho em 1986. Desde aquela época, a categoria reclamava direito a colete à prova de balas. A conquista veio em 2006, no governo Lula. Esse EPI reduz mortes e muitas vezes atenua a gravidade do ferimento do profissional alvejado.

APOSENTADORIA – A reforma previdenciária de Bolsonaro acabou com a aposentadoria especial do vigilante, após 25 anos de serviços prestados. Boaventura conta: “Foi uma corrida contra o tempo e no apagar das luzes conseguimos manter nossa aposentadoria especial”.

CONTINGENTE – O mercado ocupa atualmente cerca de 800 mil vigilantes e afins. Mas o número de formados, que fez curso, passou por reciclagem ou tem Carteira Nacional (CNV) supera dois milhões, informa Boaventura.

MAIS –  CNTV, SindForte

LEIA TAMBÉM:

SINPRO-SP LANÇA PLATAFORMA DE DENÚNCIAS

SUDESTE LIDERA DENÚNCIAS DE ASSÉDIO ELEITORAL

UMA RAZÃO A MAIS PARA O EMPENHO

 

Conteúdo Relacionado

Metalúrgicos agora dispõem de dentista

Ocorreu ontem (11) a inauguração do Consultório Odontológico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Agora, sócios e dependentes têm acesso ao atendimento...

Acordo com ganho real em Limeira

Trabalhadores da Markbem Citrus, Limeira, SP, aprovaram acordo coletivo. Assembleia foi conduzida pelo Sindicato local dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação.Funcionários conquistaram reajuste salarial...

Patah associa sindicalismo e direitos humanos

Ontem, 10, se comemorou o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento, que completou 76 anos, nasceu na ONU, em 1948.Trata-se, basicamente,...

Fepesp inicia negociações com Sesi e Senai

Quarta, 10, aconteceu a primeira reunião de negociação da Campanha Salarial 2025, na Fiesp, em São Paulo. Encontro marcou o início das tratativas após...

Engenheiros entregam Prêmios

Hoje (11) ocorre a 38ª edição do Personalidade da Tecnologia 2024. Premiação é promovida pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Rua...