17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Lula e Dilma ampliaram ganhos dos vigilantes

Data:

Compartilhe:

Uma pesquisa entre profissionais da vigilância privada mostraria Bolsonaro disparado e Lula bem atrás. Mas a pergunta é: o que Bolsonaro fez de bom a esse quase 1 milhão de profissionais formados e reciclados? Nada.

E os governos petistas? Aí tem o que contar, começando pelo pagamento do Adicional de Periculosidade de 30%, concedido pela Presidente Dilma, em dezembro de 2012, a partir de um projeto de Vanessa Grazziotin(PCdoB-AM).

“Foram 15 anos de luta, mobilizações e ações no Parlamento e órgãos públicos, sob forte reação do patronato, incluindo a própria Febraban”, conta José Boaventura Santos, presidente da Confederação Nacional do setor, CNTV.

No Estado de SP, esse Adicional passou a ser pago parcialmente em 1994, por força de greve no setor do transporte de valores, comandada pelo Sindicato da categoria, SindForte.

CONQUISTA – Com a decisão da presidente Dilma, de um dia pra outro, os vigilantes tiveram acréscimo de 30% no Piso. Hoje, no Estado de São Paulo, o Normativo é de R$ 1.845,56. Com o Adicional de 30% sobe pra R$ 2.399,23.

COLETE – Boaventura está na categoria desde 1981. Dois anos depois já presidia a Associação profissional na Bahia. A Carta Sindical foi concedida pelo Ministério do Trabalho em 1986. Desde aquela época, a categoria reclamava direito a colete à prova de balas. A conquista veio em 2006, no governo Lula. Esse EPI reduz mortes e muitas vezes atenua a gravidade do ferimento do profissional alvejado.

APOSENTADORIA – A reforma previdenciária de Bolsonaro acabou com a aposentadoria especial do vigilante, após 25 anos de serviços prestados. Boaventura conta: “Foi uma corrida contra o tempo e no apagar das luzes conseguimos manter nossa aposentadoria especial”.

CONTINGENTE – O mercado ocupa atualmente cerca de 800 mil vigilantes e afins. Mas o número de formados, que fez curso, passou por reciclagem ou tem Carteira Nacional (CNV) supera dois milhões, informa Boaventura.

MAIS –  CNTV, SindForte

LEIA TAMBÉM:

SINPRO-SP LANÇA PLATAFORMA DE DENÚNCIAS

SUDESTE LIDERA DENÚNCIAS DE ASSÉDIO ELEITORAL

UMA RAZÃO A MAIS PARA O EMPENHO

 

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....