A energia limpa já é realidade na Sede, Colônia de Férias e Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. O total de placas de energia solar chega a 892.
O Sindicato investiu alto no sistema. Porém, em cinco anos, o investimento total será coberto e depois disso haverá economia e lucro.
Segundo o presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), a instalação das placas reafirma o compromisso metalúrgico com a natureza.
“Pensamos no hoje e também nas gerações futuras”, ele comenta. A entidade anos atrás, promoveu o Primeiro Encontro Sindical em Defesa do Meio Ambiente.
Números – Na sede, funcionam 118 placas fotovoltaicas. Cada uma mede 2m28 X 1m13. Na Colônia, em Caraguatatuba, Litoral, os 38 apartamentos já utilizam energia solar, por meio de 124 placas. No Clube, no Parque Primavera, foram instaladas 580 placas no ginásio poliesportivo e 70 nas piscinas. O trabalho será concluído de forma gradativa. O Clube é grande, tem sete alqueires. O serviço é feito pela empresa SolBel, de Guarulhos.
O secretário-geral da entidade, José Carlos Santos Oliveira (Chorão), enfatiza o compromisso de preservar a natureza e gerar economia, principalmente com menos consumo de energia.
Ele diz: “O sistema que gera energia limpa já funciona 100% na sede, Clube e Colônia. Isso nos beneficia no tocante à economia. Para os metalúrgicos, melhoria na qualidade do ar. O sistema não oferece riscos aos usuários”.
Marca – Essa preocupação ambiental reforça também a tradição do Sindicato na preservação da saúde nos locais de trabalho e combate aos acidentes.
MAIS – Acesse o site dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.