19 C
São Paulo
segunda-feira, 19/05/2025

Sindcine participa do Congresso Mundial dos Trabalhadores

Data:

Compartilhe:

Entre os dias 27 e 30 de agosto, milhares de sindicalistas de 109 de países participam do 6º Congresso Mundial da UNI Global Union. A entidade representa mais de 20 milhões de trabalhadores do setor de serviços, em 150 países.

O evento ocorreu na cidade de Filadélfia, Capital do Estado de Pensilvânia, nos Estados Unidos, com o lema Crescendo juntos.

Presidente do Sindcine, Sonia Santana, participou em todo o evento. Em sua fala na tribuna, Sonia tratou da situação das mulheres do setor audiovisual. Ela argumentou: “Precisamos, com urgência, de jornada decente, que permita à trabalhadora também estudar e cuidar da família.”

A dirigente também lembrou o contexto brasileiro, no qual existem grupos mais vulneráveis, entre as mulheres, como negras e pobres. Ela explicou: “São vítimas de estupro e feminicídio, além de outras violências domésticas”

Marcha – Segunda, 28, Sonia participou de marcha pelas ruas da cidade em apoio aos chamados zeladores (profissionais de manutenção dos edifícios), que estão em luta para manter direitos.

O ato foi “reforçado” pelos dirigentes do Congresso, inclusive para dar mais visibilidade à pauta dos trabalhadores da indústria cinematográfica e do audiovisual.

A presidente do Sindcine destaca um aspecto do ato sindical: “É impressionante a força e a organização dos Sindicatos nos EUA e também o suporte da prefeitura de Filadélfia aos protestos”, comenta Sonia.

Outro experiência que a dirigente quer trazer para a luta brasileira é a ‘estrutura” envolvida para as ações de rua. Sonia cita a proteção policial; caminhões com telões para os manifestantes acompanharem os discursos; cartazes e outros materiais de divulgação.

Reunião – Durante o Congresso, Sonia reuniu-se com Duncan Crabtree-Ireland, presidente da SAG-AFTRA, Sindicato que representa cerca de 160 mil atores, em greve desde 13 de julho. Ela diz: “Foi uma conversa importante para trocar ideias e fortalecer nosso Sindicato”.

Crabtree negocia com os grandes estúdios e plataformas de streaming. O Sindcine e o UNI Global Union estão solidários com os grevistas estadunidenses trabalhadores do audiovisual.
O SindCine representa os trabalhadores da categoria nos Estados de SP, PR, RS, MT, MS, GO, TO e DF.

UGT – O Congresso Mundial da UNI Global Union também teve participação de vários outras líderes sindicais brasileiros, entre eles Ricardo Patah, presidente da UGT e dos Comerciários de SP, e Juvandia Moreira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

MAIS – Acesse o site do Sindcine.

Conteúdo Relacionado

Juros altos não contêm alta dos alimentos

Pesquisa Nacional da Cesta Básica, feita pelo Dieese, mostra que o preço dos alimentos básicos continua subindo. Entre março e abril, houve aumento em...

Frentistas do Rio obtêm ganhos reais

Frentistas do município do Rio de Janeiro obtiveram importantes conquistas na nova Convenção Coletiva de Trabalho, com validade entre 2025 e 2027. Trabalhadores conquistaram...

Patah cobra PLR justa para comerciários

As vendas do comércio varejista no Brasil cresceram 0,8% entre fevereiro e março, apura o IBGE. Patamar é o maior da série histórica, iniciada...

Brasil em Cannes incentiva regulação do streaming, diz Sonia

O Brasil é o país homenageado pelo Marché du Film, maior mercado de filmes do mundo. Evento integra o 78º Festival de Cannes, que...

Comerciários oferecem mais mil vagas em SP

Nesta quinta, 15, acontece nova edição do “minimutirão” de empregos do Sindicato dos Comerciários de SP. Evento oferece mais de mil vagas em nove...