19.6 C
São Paulo
sábado, 26/07/2025

Ato contra acidentes lota a praça Vladimir Herzog

Data:

Compartilhe:

Valeu o empenho das mais de 40 entidades que ajudaram a organizar o Ato e Canto pela Vida, domingo, dia 28.

A praça Vladimir Herzog estava lotada de dirigentes, ativistas, profissionais da saúde e representantes de entidades que lutam por saúde e segurança no trabalho. O ato teve o apoio, também, da Fundacentro e da Superintendência do Trabalho do Estado de SP.

Teve manifestações, falas, encontros, reencontros, Carta Aberta, banca de livros, almoço a R$ 20,00 (ou de graça, pra que não podia pagar) e a apresentação musical “Samba do Trabalhador”.

A praça fica junto à Câmara Municipal de São Paulo, na rua Santo Antônio, Centro. O local virou ponto de referência para encontros semanais acerca de temas relacionados à democracia, ao trabalho e aos direitos humanos.

Entre os organizadores, que se reuniram no Sindicato dos Engenheiros, praticamente ao lado, o jornalista Sergio Gomes, da Oboré, o metalúrgico de Osasco Carlos Aparício Clemente e a dirigente ugetista Cleo Caetano, que integra o setor de saúde no Fórum das Centrais Sindicais.

Mundial – O 28 de Abril é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, oficialmente reconhecido pela OIT.

O dirigente e técnico em Segurança no Trabalho, Nildo Queiroz, dos Metalúrgicos de Guarulhos, estava presente. Segundo o sindicalista, “uma data de referência é importante, mas a luta por essa causa tem que ser permanente, mobilizando trabalhadores, Estado e o próprio empresariado”.

Cleo Caetano saudou a unidade sindical e chamou atenção pro aumento das doenças de ordem mental, devido às más condições de trabalho. “Os suicídios têm aumentado”, alerta.

Desmonte – Os governos Temer e Bolsonaro desmontaram as estruturas públicas de fiscalização aos acidentes e combate às doenças geradas pelo ambiente de trabalho.

MAIS – Sites das Centrais e do Diesat.

Conteúdo Relacionado

Ato pró-Soberania mostra força

A Agência Sindical cobriu o Ato em Defesa da Soberania Nacional, sexta, dia 25, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, São Paulo....

Ato, nesta sexta, defende Soberania Nacional

O sindicalismo joga peso no ato de sexta, em São Paulo, em defesa da soberania nacional. Na ocasião, será lida e aprovada a Carta...

Diretoria metalúrgica de Guarulhos toma posse

20Toma posse nesta sexta (25) a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região (Força Sindical). Aos 62 anos, a entidade se consolida...

Evento em SP celebra 34 anos da Lei de Cotas

A Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência comemora o aniversário da Lei 8.213/91. Será na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (Avenida...

Tarifaço preocupa Engenharia

A tarifa de 50% sobre os produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos provoca duplo sentimento na Engenharia e no setor produtivo. O...