Nesta terça, 30 de abril, o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região completa 61 anos. Haverá cerimônia e entrega de medalhas aos sócios mais antigos, na sede da entidade, à rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos, SP. Telefone (11) 2463.5300.
A entidade representa 46 mil trabalhadores em cerca 1.300 fábricas nos municípios de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel – na Grande São Paulo. As mulheres formam 22% da categoria.
A base da entidade tem fábricas de todos os portes, desde micro com cinco empregados até multinacionais com cerca de mil trabalhadores. O setor predominante é o de autopeças.
Sindicalização – O índice tem se mantido, com leve aumento significativo no passado.
Salários – Após seis anos de recomposição pelo INPC, o acordo na última data-base obteve aumento real e Abono salarial.
PLR – A marca mais forte do Sindicato são os acordos de Participação nos Lucros e/ou Resultados, empresa por empresa, diariamente. Em 2024, o Sindicato observa aumento médio nos valores em relação aos últimos anos.
Lazer – A entidade dispõe do maior e mais completo Clube de Campo de Região, com sete alqueires e imenso parque aquático, inclusive piscina aquecida. A Colônia de Férias de Caraguá (Litoral Norte do Estado) tem 38 apartamentos. Os dois locais têm recebidos diversas melhorias.
Presidente – A diretoria é presidida por Josinaldo José de Barros (Cabeça), que fez carreira na Borlem (Guarulhos). Quanto à homenagem aos sócios, ele diz: “O sócio é o esteio do Sindicato. Somos gratos às gerações que fundaram a entidade, mantiveram nosso Sindicato e ajudam a fortalecer nossa representatividade”.
A entidade é fundadora da Força Sindical, integra a Federação estadual e também a Confederação Nacional.
MAIS – Site dos Metalúrgicos. Ou ligue (11) 2463.5300.