26 C
São Paulo
domingo, 19/05/2024

Ato contra acidentes lota a Vladimir Herzog

Data:

Compartilhe:

Valeu o empenho das mais de 40 entidades que ajudaram a organizar o Ato e Canto pela Vida, domingo, dia 28.

A praça Vladimir Herzog estava lotada de dirigentes, ativistas, profissionais da saúde e representantes de entidades que lutam por saúde e segurança no trabalho. O ato teve o apoio, também, da Fundacentro e da Superintendência do Trabalho do Estado de SP.

Teve manifestações, falas, encontros, reencontros, Carta Aberta, banca de livros, almoço a R$ 20,00 (ou de graça, pra que não podia pagar) e a apresentação musical “Samba do Trabalhador”.

A praça fica junto à Câmara Municipal de São Paulo, na rua Santo Antônio, Centro. O local virou ponto de referência para encontros semanais acerca de temas relacionados à democracia, ao trabalho e aos direitos humanos.

Entre os organizadores, que se reuniram no Sindicato dos Engenheiros, praticamente ao lado, o jornalista Sergio Gomes, da Oboré, o metalúrgico de Osasco Carlos Aparício Clemente e a dirigente ugetista Cleo Caetano, que integra o setor de saúde no Fórum das Centrais Sindicais.

Mundial – O 28 de Abril é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, oficialmente reconhecido pela OIT.

O dirigente e técnico em Segurança no Trabalho, Nildo Queiroz, dos Metalúrgicos de Guarulhos, estava presente. Segundo o sindicalista, “uma data de referência é importante, mas a luta por essa causa tem que ser permanente, mobilizando trabalhadores, Estado e o próprio empresariado”.

Cleo Caetano saudou a unidade sindical e chamou atenção pro aumento das doenças de ordem mental, devido às más condições de trabalho. “Os suicídios têm aumentado”, alerta.

Desmonte – Os governos Temer e Bolsonaro desmontaram as estruturas públicas de fiscalização aos acidentes e combate às doenças geradas pelo ambiente de trabalho.

MAIS – Sites das Centrais e do Diesat.

Conteúdo Relacionado

Futebol dos Metalúrgicos volta domingo e arrecada para o Rio Grande do Sul

Ganha reforço neste domingo (19) a campanha do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região em prol das vítimas das enchentes do Sul. A...

Cartilha do MPT lista os atos antissindicais

O Ministério Público do Trabalho publicou a cartilha "Atos Antissindicais. O que fazer?". Documento idealizado pela Conalis - Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade...

Centrais farão Plenária

Quarta, 22, as Centrais Sindicais realizarão plenária em Brasília. A parte da manhã será dedicada a debater a Pauta Unitária aprovada na Conclat 2022,...

O Sul precisa de ajuda, diz líder frentista

O Sindicato dos Frentistas do Rio Grande do Sul fica no Centro de Porto Alegre, Capital. Na quarta, 15, às 11h50, a água ainda...

Sinpro Campinas completa 83 anos

quarta, dia 15, o Sinpro Campinas completou 83 anos. Integrante da Federação (Fepesp), a entidade representa o professorado da rede privada, além do Sistema...