17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Ato contra acidentes lota a Vladimir Herzog

Data:

Compartilhe:

Valeu o empenho das mais de 40 entidades que ajudaram a organizar o Ato e Canto pela Vida, domingo, dia 28.

A praça Vladimir Herzog estava lotada de dirigentes, ativistas, profissionais da saúde e representantes de entidades que lutam por saúde e segurança no trabalho. O ato teve o apoio, também, da Fundacentro e da Superintendência do Trabalho do Estado de SP.

Teve manifestações, falas, encontros, reencontros, Carta Aberta, banca de livros, almoço a R$ 20,00 (ou de graça, pra que não podia pagar) e a apresentação musical “Samba do Trabalhador”.

A praça fica junto à Câmara Municipal de São Paulo, na rua Santo Antônio, Centro. O local virou ponto de referência para encontros semanais acerca de temas relacionados à democracia, ao trabalho e aos direitos humanos.

Entre os organizadores, que se reuniram no Sindicato dos Engenheiros, praticamente ao lado, o jornalista Sergio Gomes, da Oboré, o metalúrgico de Osasco Carlos Aparício Clemente e a dirigente ugetista Cleo Caetano, que integra o setor de saúde no Fórum das Centrais Sindicais.

Mundial – O 28 de Abril é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, oficialmente reconhecido pela OIT.

O dirigente e técnico em Segurança no Trabalho, Nildo Queiroz, dos Metalúrgicos de Guarulhos, estava presente. Segundo o sindicalista, “uma data de referência é importante, mas a luta por essa causa tem que ser permanente, mobilizando trabalhadores, Estado e o próprio empresariado”.

Cleo Caetano saudou a unidade sindical e chamou atenção pro aumento das doenças de ordem mental, devido às más condições de trabalho. “Os suicídios têm aumentado”, alerta.

Desmonte – Os governos Temer e Bolsonaro desmontaram as estruturas públicas de fiscalização aos acidentes e combate às doenças geradas pelo ambiente de trabalho.

MAIS – Sites das Centrais e do Diesat.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....