26.2 C
São Paulo
terça-feira, 21/01/2025

Mutirão é social, ressalta líder comerciária

Data:

Compartilhe:

Vai até sexta (16) o Mutirão do Emprego, realizado pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo e Central UGT. Interessados devem comparecer à Rua Formosa, 99, ao lado do Metrô Anhangabaú, Centro, SP. Das 8 às 17 horas.

Serviços – Além das 20 mil vagas, o Mutirão oferece emissão de documentos, inclusive para imigrantes. Cerca de 120 empresas participam, com oferta de empregos no comércio, telefonia, construção civil, serviços e setores da indústria.

Cleonice Caetano é vice-presidente da UGT e coordena o projeto “Vaga Social”, no Sindicato dos Comerciários. A quem eventualmente não encontrar colocação, ela orienta fazer cursos. “Temos aqui o Sistema S e outras instituições tradicionais, com muitas bolsas gratuitas”, afirma.

Não há cobrança de taxas, o que, observa Cleo, reforça o caráter inclusivo da iniciativa. Ela diz: “É um grande mutirão social. Nós ofertamos vagas de emprego, mas buscamos políticas públicas pra melhorar as condições sociais dos trabalhadores e trabalhadoras”. O Mutirão disponibiliza setor especial a pessoas com deficiência – PCDs.

A Agência Sindical cobriu as atividades na segunda, dia 12, e gravou entrevista com Cleonice Caetano. O vídeo pode ser acessado e compartilhado. Assista.

Bolsas – Mutirão também disponibiliza 26 mil bolsas de estudos integrais, 100% grátis. As bolsas voltadas à qualificação profissional são oferecidas pelo Senac. Elas abrangem Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação, Moda, Beleza e Bem-Estar, Saúde, Gastronomia, Comunicação, entre outras.

Atendimento – No Mutirão, a pessoa pode procurar a tenda onde são emitidos documentos variados. Cleonice Caetano avalia: “O Mutirão reafirma o papel histórico do sindicalismo. A vinda do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reforça a aliança sindicalismo-governo por emprego, renda e dignidade à classe trabalhadora”.

Parceiros – Diversas entidades sindicais, Prefeitura de SP, Senai/Senac, Centro Paula Souza, Faculdades, Colégios Técnicos e mais de 100 empresas integram o Mutirão.

MAIS – Sites dos Comerciários de SP e UGT.

Conteúdo Relacionado

Redes sociais não podem tudo, alerta a Fenaj

O tema regulação das redes sociais mobiliza governo, Congresso, entidades ligadas ao jornalismo e ativistas pró-democratização da comunicação, conforme a Constituição. Mas há um impasse...

Milton de Araújo estreia podcast do Sincomerciários de Jundiaí

Para levar mais informação para os trabalhadores, o presidente do Sincomerciários de Jundiaí e Região, Milton de Araújo, inaugura um estúdio de podcast na...

Patah reforça luta pela redução da jornada

Dia 9 de janeiro, Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da UGT, concedeu entrevista ao jornalista João Franzin, da...

Reforma agrária e urbana são urgentes

O recente ataque a um assentamento em Tremembé (Interior paulista) ligou o sinal vermelho da questão fundiária. Dois foram mortos por jagunços e outros...

Frentistas de Sergipe iniciam Campanha

Terça (14), representantes do Sinpospetro Sergipe realizaram a primeira reunião com o setor patronal. Data-base da categoria é 1º de janeiro. Sindicato representa cerca...