Ricardo Patah integrou a comitiva sindical na quinta plenária Nacional do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (Conselhão). Evento ocorreu dia 5, no Itamaraty, Brasília, com presença do presidente Lula, ministros, parlamentares e representantes dos mais amplos setores da sociedade.
Segundo o dirigente, “o centro das falas abordou o tarifaço de 50% imposto por Donaldo Trump aos produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, a soberana nacional e a defesa da democracia”. Nesse sentido, ele afirma, houve rechaço geral à ideia de anistiar os golpistas do 8 de janeiro.
Na plenária, o presidente Lula ressaltou a disposição de diálogo com todos os países democráticos. Segundo Patah, “nossa diplomacia trabalha com esse objetivo, porque, afinal de contas, temos mais de 200 anos de relações com os Estados Unidos”. Aliás, ele afirma, “nosso saldo comercial com eles é negativo, o que torna injustificável a punição por meio da elevação de tarifas”.
Fome – O presidente da UGT exalta conquistas nacionais, como as altas no emprego, aumento na renda dos trabalhadores e a saída do Brasil do mapa da Fome. Para Ricardo Patah, “Lula mostrou vontade de dialogar, mas com respeito e sem se dobrar a qualquer chantagem, aqui dentro ou lá fora”.
“Foi uma reunião produtiva e feliz no Conselhão, mostrando que ouvir a sociedade é sempre bom para a Nação e a nossa democracia”, conclui Patah.
Documento – As Centrais Sindicais entregaram a Lula e aos membros do Conselhão documento de propostas para enfrentar a guerra comercial.
MAIS – Clique aqui e assista ao vídeo. Informações – no site do Conselhão ou da UGT.




