Nesta terça (26) foi dado o pontapé inicial da campanha salarial dos 700 mil metalúrgicos e metalúrgicas de todo o Estado.
Nossa data-base é 1º de novembro. Ao todo, são 54 Sindicatos Metalúrgicos, coordenados pela Federação da categoria. Todos são filiados à Força Sindical.
A pauta sugerida na plenária da Federação será posta em votação por assembleias em todas as 54 bases no Estado. Feito isso, ajusta-se a pauta final, que será encaminhada aos grupos patronais, para a negociação coletiva.
Além dos dirigentes, a plenária na Federação teve participação de dois economistas. Basicamente, eles trataram dos temas inflação e tarifaço de 50% imposto por Donald Trump.
Quanto à inflação, que está controlada pelo governo, a tendência é chegarmos em novembro com os preços em queda. Ou seja, inflação mais baixa.
Os economistas também apresentaram números sobre o desempenho da indústria e dos empregos, que estão em rota ascendente. O Brasil tem hoje 2,7 milhões de metalúrgicos empregados. No Estado de São Paulo, o primeiro semestre abriu mais 16,7 mil postos de trabalho para nossa categoria.
Bom também o desempenho dos setores fabris do nosso setor. No primeiro semestre, segundo a Anfavea, a produção de veículos cresceu 7,8%, em comparação ao mesmo período do ano passado. No segmento autopeças, o crescimento foi de 15,9% em um ano. No setor máquinas (Abimaq), crescimento de 14,8%.
As perspectivas são boas, como demonstram os índices citados. O problema do tarifaço de 50%, segundo o economista Rodolfo Viana, seria mais grave no passado. Porém, o Brasil vem abrindo novas fronteiras para exportação. O setor de veículos tem registrado vendas altas para a Argentina e a Colômbia, entre outros. Estados Unidos hoje são o segundo parceiro comercial do Brasil. O primeiro é a China.
Pauta – Principais reivindicações debatidas e aprovadas:
– Aumento real de salário, acima do INPC.
– Recomposição nos valores dos Pisos salariais da categoria.
– Fim da escala 6×1.
– Manutenção dos empregos.
– Garantia dos direitos das 10 Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs).
Nosso Sindicato, em breve, convocará a categoria para assembleia de abertura da campanha salarial. Peço que nos sigam pelas redes sociais.
Renda – Durante todo o ano, o Sindicato negocia empresa por empresa, buscando ganhos salariais. A face mais conhecida desse trabalho são acordos de Participação nos Lucros e/ou Resultados – PLR. A campanha salarial, porém, é o momento de buscar ganho real para toda a categoria.
Nossa base tem cerca de 49 mil trabalhadores em Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. O aumento real que buscamos, para Pisos e salários em geral, viria beneficiar a totalidade da categoria.
O Sindicato batalha, mobiliza e negocia com as empresas. Mas é a força da nossa base que dá a medida dos ganhos em cada campanha salarial.
Conte sempre com o Sindicato.
Josinaldo José de Barros (Cabeça). Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região









