Presidente da CSB vê 2025 como muito positivo

0
24
Antônio Neto - Presidente da CSB e do Sindpd

Antonio Neto preside a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). Ele também dirige o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados no Estado de São Paulo (Sindpd), cuja atividade principal é ligada à área de TI (Tecnologia da Informação).

Ele falou à Agência Sindical acerca do ano que está pra se encerrar. Para Neto, “a vitória trabalhista mais importante do período é a isenção do Imposto de Renda para salários até R$ 5 mil e ganhos também nas faixas até R$ 7.350,00”.

Na sua avaliação, o conjunto da economia foi muito bem. “Tivemos aumento no emprego, aumento na formalização, crescimento na renda e uma inflação entre 4,5% e 4,70%. A inflação dos alimentos também caiu bastante”, ele comenta. O problema persistente, em sua opinião, é uma taxa Selic tão alta, hoje em 15%. “Menos juros, mais desenvolvimento”, ele sintetiza.

As boas condições atuais, segundo o presidente da CSB, descortinam um panorama mais promissor para o ano eleitoral de 2026. Antonio Neto observa: “Temos que lutar pra ampliar nossa representação no Legislativo, restabelecendo o equilíbrio”. Hoje, a direita é majoritária com folga.

O dirigente também ressalta a higidez da nossa democracia, que resistiu aos ataques e hoje, via Supremo Tribunal Federal, sentencia à prisão os atores principais da tentativa de golpe, dia 8 de janeiro de 2023, inclusive o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.

Categoria – O Sindpd vai iniciar as negociações visando à Convenção Coletiva de Trabalho 2026/27. Entre as metas, garantir apoios para melhorar a formação e a qualificação dos profissionais. Data-base é 1º de janeiro.

Jornada – Desde 2011, a jornada é de 40 horas semanais, com escala 5 x 2.

MAIS – Sites da CSB, do Sindpd, antonioneto@sindpd.org.br e presidencia@csb.org.br