Avançam as negociações coletivas coordenadas pelo Sincomerciários de Guarulhos e Região – a entidade também representa trabalhadores de Poá, Itaquaquecetuba, Arujá, Santa Isabel e Ferraz de Vasconcelos.
Estão fechados os acordos que contemplam mais de 80% da categoria. São dois acordos. Para os companheiros do comércio varejista e material de construção, reajuste foi de 5%, obtendo 0,49% de real sobre o INPC do período. Data-base outubro.
Também foram assinadas Convenções coletivas para quem trabalha no comércio de automóveis usados, flores e materiais elétricos. O reajuste foi de 5,42%. Vão beneficiar 15% dos trabalhadores. A data-base, que era setembro, foi alterada para outubro, englobando 13 meses no reajuste.
Continuam – O Sincomerciários continua negociando para os segmentos de bebidas, frutas, varejistas de carnes em geral e atacadistas. O acordo pra esses setores deve beneficiar os 20% restantes da categoria.
Direitos – Segundo o Sindicato, os acordos firmados garantem os direitos das Convenções Coletivas, bem como o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Avaliação – Edson Carvalho, presidente do Sincomerciários, considera positivos os acordos: “Mantivemos a estratégia de buscar aumento real de salário e nos benefícios, bem como ampliar nossos direitos. Tudo isso é fruto da ação sindical. Sem Sindicato não tem reajuste, nem direitos trabalhistas ou sociais.”
MAIS – informações, acesse www.comerciariosdeguarulhos.org.br