Nesta sexta (19), às 10 horas, a Assembleia Legislativa do Estado de SP realiza sessão solene em homenagem à greve nacional dos bancários de 1985. Evento é organizado pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT).
Juvandia Moreira, presidente da Contraf-CUT, participará. Ela explica a importância da greve: “Foram três dias de paralisação. Ao final, conquistamos reajuste salarial de 90%. É fundamental manter viva essa memória pras novas gerações”, afirma.
Além da Confederação, estarão presentes na sessão solene representantes das Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito no Estado e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
História – Mobilização por todo o País chegou a paralisar o sistema financeiro nacional. Em São Paulo, o Sindicato da categoria, sob a liderança de Luiz Gushiken, fez manifestações históricas. A mais importante delas em 10 de setembro de 1985, quando mais de 30 mil bancários ocuparam a Praça da Sé.
Marcolino – Ex-presidente do Sindicato da categoria em São Paulo, o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino reforça a importância da greve de 1985. “A sessão solene será uma homenagem à resistência da categoria e também um chamado para que os bancários de hoje sigam firmes na defesa da democracia e da justiça social”, afirma.
MAIS – Sites da Contraf-CUT, Fetec-CUT e Sindicato dos Bancários de São Paulo.




