20.8 C
São Paulo
quarta-feira, 28/05/2025

Alimentação busca regulamentar custeio sindical

Data:

Compartilhe:

O pedido de isenção da contribuição sindical por parte do trabalhador só pode ser feito antes da assembleia da categoria. Esta é a posição de representantes sindicais da Alimentação estabelecida em encontro online na sexta, 19.

A reunião envolveu entidades ligadas a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (CNTA-Afins), Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac) e União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Uita).

Dúvida – O custeio sindical passou ser tema de discussão desde o governo Temer, quando o então presidente acabou com sua obrigatoriedade. Recentemente o Supremo Tribunal Federal decidiu que a contribuição tanto a sócios como não-sindicalizados, mediante aprovação em assembleia.

“O problema é que não ficou definido claramente se esse pedido de não pagar a contribuição tem de ser feito antes da realização da assembleia”, informa Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA. A questão está agora está em discussão no Tribunal Superior do Trabalho, à espera de uma regulamentação clara.

Abril – Na reunião também ficou decidido que as entidades sindicais da alimentação devem realizar campanha permanente em defesa da saúde e segurança dos trabalhadores. Essas manifestações devem ocorrer especialmente em 28 de abril, Dia Internacional das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

MAIS – Sites da Contac, CNTA e Uita.

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP conquistam em dose dupla

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...