14 C
São Paulo
segunda-feira, 11/08/2025

Americanas promete não demitir

Data:

Compartilhe:

A rede da Lojas Americanas prometeu não demitir durante o período de recuperação da empresa, já avalizado pela Justiça. Promessa foi feita em reunião entre representantes da Rede, Centrais Sindicais e lideranças comerciárias, na sexta (3), no Rio de Janeiro.

Representaram as Americanas José Mauro Barros, Head de Gente; Lúcio Marques, Relações Sindicais; Joanna Pereira, Departamento Pessoal; além de André Vilacqua e Carlos Américo, consultores.

Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato da categoria em SP, participou. A reunião foi positiva, diz. Além de afirmar que não haverá cortes, os diretores da varejista asseguraram diálogo transparente em toda a fase de reestruturação. “Caso haja alguma demissão será pontual e a homologação ocorrerá nos Sindicatos pra resguardar os direitos do funcionário”, adianta Patah.

Ato – O encontro foi precedido de ato nacional. Pela manhã, centenas de trabalhadores e sindicalistas protestaram em frente à loja da Rua do Passeio, na Cinelândia. De lá, caminharam até o escritório da Americanas, na Avenida Rio Branco.

A preocupação com os direitos dos empregados da rede, que acumula rombo superior a R$ 40 bi, unifica lideranças sindicais de diversos Estados, que atuam em diversas frentes.
Para Eusébio Luis Pinto Neto, presidente da Federação Nacional dos Frentistas, a atividade foi positiva. Ele lembra que foi um primeiro ato. “Vamos continuar lutando pelos empregos e direitos. Estamos vigilantes”, garante.

Presidente da CNTC e deputado federal pelo PL-SP, Luiz Carlos Motta também falou no ato e destacou que seu mandato acompanha cuidadosamente o caso Americanas.
Agenda – Na próxima semana, os líderes Comerciários voltam a se reunir pra traçar ações futuras. Uma das mobilizações deve ser em Osasco (SP), onde há grande número de funcionários da Americanas.

MAIS – Site da UGT, dos Comerciários de SP e do Rio.

Conteúdo Relacionado

Senado debate trabalho das mulheres frentistas

Audiência Pública nesta segunda (11), na Comissão de Direitos Humanos do Senado, expôs dificuldades cotidianas enfrentadas por mulheres frentistas. Participantes denunciaram negativas de afastamento...

Valor do PPR Metalúrgico sobe 14%

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (50 mil na base) já ultrapassou o total conquistado durante 2024 com os Programas de Participação...

Governo paga aposentados lesados

Até semana passada, 1,64 milhão de beneficiários do INSS que sofreram descontos indevidos receberam do governo a reparação direto na conta, com valores corrigidos...

Centrais e Dieese ajustam ação junto à Alesp

As seccionais paulistas das Centrais Sindicais e o Dieese se reuniram quinta (7), em SP, para debater a agenda legislativa. Iniciativa visa ajustar a...

SindForte faz campanha

Com a pauta de reivindicações do transporte de valores já entregue aos patrões, começa agora a fase de mobilização em todo o Estado.Para tanto,...