O governo de São Paulo lançou nesta quarta-feira (6) o aplicativo Poupatempo Digital, que permite a solicitação de seguro-desemprego e carteira de trabalho, sem sair de casa. A ferramenta foi lançada como medida de enfrentamento ao novo coronavírus, já que as unidades do Poupatempo estão fechadas durante a pandemia.
As funções para renovar ou emitir a segunda via da CNH (carteira de habilitação), apesar de já constarem no aplicativo, serão habilitadas, segundo o Poupatempo, somente após o término da quarentena, decretada pelo governo estadual em 24 de março. Isso ocorre pela necessidade da entrega de exames médicos, presencialmente.
Os motoristas que tiveram os documentos de habilitação vencidos, a partir de 19 de fevereiro deste ano, podem ficar tranquilos, pois o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou por tempo indeterminado a permissão de uso destas CNHs. Os condutores não serão penalizados, segundo o Poupatempo, e poderão renovar os documentos após o término da quarentena — sem prazo ainda definido.
O aplicativo oferece 60 serviços públicos diferentes, dos quais 25 são exclusivos para este período de isolamento social.
O Poupatempo Digital pode ser usado em celulares com sistemas iOS ou Android. Quem já conta com cadastro no site do Poupatempo pode usar o mesmo login e senha para acessar o aplicativo.
Fonte: Agora SP.