Após proposta apresentada pela Renault neste final de semana ao Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), os trabalhadores da montadora aprovaram em assembleia nesta segunda (23) o acordo. Dessa forma, está encerrada a greve na planta de São José dos Pinhais, com vitória da categoria.

online pharmacy buy clomid no prescription pharmacy

Dentre os itens aprovados, estão o reajuste salarial para 2022 e 2023, com a reposição integral da inflação medida pelo INPC e também aumento real de 1,5% nas duas datas-base, em 1º de setembro. Além disso, os empregados da montadora francesa aprovaram os valores e condições da PLR de 2022 e 2023, o reajuste no vale-mercado e outros itens.

Segundo Sérgio Butka, presidente do SMC, a Renault teve bom senso em atender às reivindicações dos trabalhadores. “Estamos começando a recuperar as perdas dos últimos dois anos, pelo INPC. E temos um grande avanço no vale-mercado, que passa de R$ 600,00 pra R$ 1.000,00 a partir de junho”, afirma o dirigente.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos acredita que o acordo firmado com a montadora francesa vem em boa hora para os cerca de 5.000 funcionários da planta. “Estamos vivendo uma crise econômica no Brasil. A inflação sobe todos os meses e o INPC desse ano será acima dos 10%. E com o índice alto assim, você perde um salário por ano para a inflação.

online pharmacy buy stromectol no prescription pharmacy

Por isso, a manutenção do INPC mais o aumento real são extremamente importantes. Ganham os trabalhadores e ganha a empresa”, avalia.

Butka também comemora o bom acordo sobre a Participação nos Lucros e/ou Resultados. “Avançamos na PLR, que volta a patamares anteriores a 2020. Neste ano, estão garantidos R$ 22.500,00 e, em 2023, R$ 23.000,00”, explica.

Itens – Veja abaixo todos os itens aprovados pelos funcionários da Renault.

• PLR – R$ 22.500,00 para 2022 com meta de produção de 198.160 veículos; R$ 23.000,00 para 2023, acrescido de correção do INPC; pagamento antecipado de R$ 13.
    online pharmacy buy aciphex no prescription pharmacy

750,00 em 2022 e R$ 14.000,00 em 2023. Para a produção de 244 mil carros – R$ 27.500,00 em 2022 e R$ 28.000,00 em 2023.

• REAJUSTE – 13,67% em setembro de 2022, ou o INPC mais 1,5% de ganho real. O que for mais favorável ao trabalhador. Em 2023, garante-se o INPC mais 1,5% de real.
  • VALE-MERCADO – R$ 1.000,00 a partir de junho de 2022. Em setembro de 2023, reajustado pelo INPC.
  • DIFERENÇAS SALARIAIS – Diferenças do adiantamento da PLR de 2022 pagas no dia 30/5; Ressarcimento dos descontos dos dias de greve deverá ser pago até dia 30/5.
  • REPOSIÇÃO – Será feita no formato de Dias Não Trabalhados (DNTs). A cada seis horas trabalhadas, quitam-se oito horas de greve.
  • LOGÍSTICA – Garantido Piso inicial de R$ 2.081,00.
  • CIA – Passa a receber mesma PLR que demais trabalhadores.
  • MANUTENÇÃO – Empresa se compromete a apresentar proposta em uma semana, que será discutida entre os trabalhadores
  • CLÁUSULAS DO ACORDO – No caso de terceirização, ficam de fora as terceirizações de atividade-fim (produção) e do setor de manutenção. Deverá ser discutida previamente com o Sindicato.
  • VOLTA AO TRABALHO – Imediatamente após aprovação dos trabalhadores em assembleia.

MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.