Assembleia na Renault, de São José dos Pinhais, Paraná, decidiu manter a paralisação iniciada em 6 maio. A greve é motivada por falta de acordo no pagamento da PLR – Participação nos Lucros e o/ou Resultados.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (Força Sindical), nova assembleia acontece segunda, dia 23, às 6 horas, com todos os trabalhadores da montadora francesa.

O Sindicato continua aberto ao diálogo por ajustes do acordo de flexibilidade e competitividade (2022/23) que engloba, entre outros itens, PLR e reajuste salarial.

online pharmacy buy diflucan no prescription pharmacy

Quarta (18), a entidade sindical apresentou proposta de conciliação aos representantes da empresa, mas não teve retorno. A saber:

1. PLR 2022/2023 – Pagamento mínimo de R$ 45.500,00. Assim: R$ 22.500,00 para 2022 e R$ 23.000,00 em 2023, para um volume de até 198.460 veículos; Acima de 198.460, pagamento de R$ 0,13 por unidade, ou seja, a cada 10 mil carros a mais, o trabalhador receberá R$ 1.
    online pharmacy buy ventolin no prescription pharmacy

300,00 a mais de PLR; Antecipação de R$ 13.

online pharmacy buy strattera no prescription pharmacy

750,00 em 2022, e R$ 14.000,00 em 2023.

2. REAJUSTE SALARIAL – 13,67% em setembro de 2022 e 10% em setembro de 2023 (garantindo-se a reposição das perdas acumuladas conforme item seguinte), totalizando reajuste mínimo de 25,02% em 2022/2023; Anualmente, o reajuste da data-base usará o INPC da data-base anterior (devendo no mínimo ser 3% superior ao INPC) até serem diluídas todas as perdas de 2020 e 2021 (13,67%), no prazo máximo de quatro anos.
  3. VALE-MERCADO – R$ 850,00 a partir de junho; reajuste em setembro de 2023 de, no mínimo, 10%.
  4. DIFERENÇAS SALARIAIS – Adiantamento da PLR de 2022 a combinar; Ressarcimentos dos descontos no vale a combinar.
  5. DIAS DA GREVE – Trabalhador paga 50% em DNT’s ou desconto conforme opção individual
  6. LOGÍSTICA, CIA E MANUTENÇÃO – Logística: Negociada tabela a ser discutida com os trabalhadores, garantindo-se Piso inicial de R$ 2.066,00; CIA: Passam a receber a mesma PLR que os demais trabalhadores; Manutenção: Em duas semanas, empresa se compromete a apresentar proposta para análise.
  7. CLÁUSULAS DO ACORDO – Todas cláusulas de flexibilidade que causem perdas salariais serão zeradas, com a análise das partes pra sua aplicação; Cláusulas que sinalizem “terceirização” serão extintas do Acordo; As demais serão renovadas com as alterações sugeridas pelo Sindicato.
  8. VOLTA AO TRABALHO – Segunda (23/5).

Segundo o presidente do Sindicato, Sérgio Butka, os metalúrgicos esperam resposta da empresa, com proposta que atenda as reivindicações. “Esperamos que a Renault volte a conversar com o Sindicato e tenhamos uma nova proposta, mais realista, pra segunda-feira, na assembleia, às 6 da manhã”, ele afirma.

De acordo com o dirigente, o SMC apresentou proposta de conciliação à Renault, a fim de recuperar o poder aquisitivo dos salários e as PLRs que foram expurgadas nos últimos anos. O movimento segue. Butka conclui: “Enquanto não construirmos uma proposta de conciliação das partes, os trabalhadores aguardam em casa”.

MAIS – Acesse o site do SMC.