17.7 C
São Paulo
quarta-feira, 21/01/2026

Após 80 dias, greve na Cosanpa termina vitoriosa

Data:

Compartilhe:

Após forte união dos trabalhadores da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e greve, que durou 80 dias, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) deferiu segunda (21) a ação de dissídio de greve dos empregados.
online pharmacy https://www.3-dmed.com/wp-content/uploads/2022/09/jpg/antabuse.html no prescription drugstore

Todos receberão reajuste salarial de 12,45%, referentes à data-base em 1º de maio, além da manutenção de todas as cláusulas sociais do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Desde o início da campanha salarial, os funcionários da Cosanpa reivindicavam reajuste conforme o INPC acumulado de 12 meses, no período da data-base.
online pharmacy https://www.3-dmed.com/wp-content/uploads/2022/09/jpg/neurontin.html no prescription drugstore

A decisão dos desembargadores do TRT-8 foi unânime. Quem atuou no processo em defesa dos trabalhadores foi o Sindicato dos Urbanitários do Pará (Stiupa).

Durante toda a paralisação, que se iniciou em 5 de julho, os dirigentes do Stiupa tentaram negociar com a direção da empresa e o governo do Estado do Pará, sem sucesso.
online pharmacy https://www.3-dmed.com/wp-content/uploads/2022/09/jpg/nolvadex.html no prescription drugstore

Mesmo com audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho, a postura do setor patronal foi de se manter intransigente.

Mudança – A empresa ainda tentou mudar a data-base da categoria para novembro, em reunião realizada com a direção do Sindicato em 18 de maio, mas a proposta foi rechaçada pela direção sindical.

Proposta – A Cosanpa ofereceu, em 24 de maio, reajustar o tíquete-refeição dos trabalhadores pelo INPC, mas de forma parcelada, em maio, agosto e outubro. Mas sem reajustar salários. As propostas da empresa foram rejeitadas pelos funcionários, em assembleias conduzidas pelo Stiupa.

MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Urbanitários do Pará.

Conteúdo Relacionado

Queda na cesta não assegura estabilidade

O preço dos alimentos faz parte das preocupações centrais do governo. Primeiro, a fim de garantir alimentação adequada ao máximo de brasileiros. Segundo, buscando...

Frentistas do Pará lutam por aumento salarial

Após dois anos sem negociação coletiva devido à intransigência do patronal, a subsede da Federação Nacional dos Frentistas no Pará deu início às tratativas...

Cabelos brancos guardam memória sindical

Mais de 200 pessoas lotaram na noite da segunda (19) o auditório da antiga sede dos Metalúrgicos de São Paulo (hoje Sindnap), na rua...

Comércio já sente pressão pelo fim da escala 6×1

A oferta de emprego tem crescido em todo o País, principalmente no setor do comércio. Segundo informações da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), há...

Desenvolvimento deve nortear 2026, diz Toninho

Antônio Augusto de Queiroz (o Toninho do Diap) concedeu longa entrevista ao Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Com 27 minutos, a...