As dimensões do Sindicato – Josinaldo José de Barros (Cabeça)

0
11

Dia 30, nosso Sindicato fará 62 anos. Quero aqui passar uma ideia mais precisa das dimensões da entidade, para que os cidadãos tenham uma visão correta sobre o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.

Base – Abrange os Municípios de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.

Fábricas – Entre micro, pequenas, médias e grandes, são cerca de 1.300 indústrias, de variados ramos – o setor de autopeças é predominante.

Categoria – Trabalham nessas empresas 48 mil trabalhadores. A predominância é masculina. O crescimento feminino é contínuo, já chegando a 20% da categoria.

Colônia de Férias – São 39 apartamentos, na Colônia, em Caraguatatuba. Dispõe de 39 apartamentos, com ar condicionado, restaurante, estacionamento, piscinas e outras melhorias.

Clube de Campo – Sete alqueires, no Parque Primavera, Guarulhos, conservando quatro de Mata nativa. Local dispõe de inúmeros equipamentos. Cito seis: Parque aquático; 200 quiosques cobertos dotados de churrasqueira; prainha, campo de futebol com gramado sintético; ginásio poliesportivo e pesqueiro.

O Sindicato dispõe ainda de consultório odonto na sede, departamento Jurídico; assistência a aposentados, departamento de Saúde do Trabalhador, departamento de Imprensa, departamento Feminino e da Juventude, entre outros.

Escola – Ao lado sede, funciona Data Brasil, em imóvel de quatro andares pertencente ao Sindicato. Cursos técnicos, variados, sempre com descontos aos nossos sócios.

Toda essa estrutura custa caro e exige o esforço permanente da diretoria para movimentá-la. Para essas tarefas (em quatro municípios), o Sindicato conta com 24 diretores e mais quatro assessores de base. É rotineiro a diretoria trabalhar de domingo a domingo.

Somam-se a isso as ações de base. Ou seja, visitas diárias a fábricas, para entrega de informativos e também a fim de negociar demandas e acordos para pagamento de PLR – Participação nos Lucros e/ou Resultados.

Vale registrar que nosso Sindicato participa com regularidade de cursos no Dieese, bem como de atividades programadas pela Força Sindical, Central à qual somos filiados.

Junto ao Clube de Campo, o Sindicato construiu um imóvel para o Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro. Essa entidade cuida, atende e oferece complementação escolar a crianças e adolescentes, de até 16 anos.

Nosso dia a dia vai muito além. Mas minha intenção aqui foi mostrar as dimensões do Sindicato, numa fase em que estamos nos recuperando das agressões por parte de Temer e Bolsonaro ao sindicalismo nacional.

Sindicalização – Estamos em Campanha de Sindicalização permanente e crescendo, ainda que em ritmo moderado, pois a rotatividade da mão de obra ainda é muito alta. Mas também precisamos aumentar o número de sócios. Fique claro: sem um único centavo de governos e patrões. Quem nos mantém é a base.

Josinaldo José de Barros (Cabeça) é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.