12.8 C
São Paulo
sábado, 19/07/2025

Ato contra acidentes lota a praça Vladimir Herzog

Data:

Compartilhe:

Valeu o empenho das mais de 40 entidades que ajudaram a organizar o Ato e Canto pela Vida, domingo, dia 28.

A praça Vladimir Herzog estava lotada de dirigentes, ativistas, profissionais da saúde e representantes de entidades que lutam por saúde e segurança no trabalho. O ato teve o apoio, também, da Fundacentro e da Superintendência do Trabalho do Estado de SP.

Teve manifestações, falas, encontros, reencontros, Carta Aberta, banca de livros, almoço a R$ 20,00 (ou de graça, pra que não podia pagar) e a apresentação musical “Samba do Trabalhador”.

A praça fica junto à Câmara Municipal de São Paulo, na rua Santo Antônio, Centro. O local virou ponto de referência para encontros semanais acerca de temas relacionados à democracia, ao trabalho e aos direitos humanos.

Entre os organizadores, que se reuniram no Sindicato dos Engenheiros, praticamente ao lado, o jornalista Sergio Gomes, da Oboré, o metalúrgico de Osasco Carlos Aparício Clemente e a dirigente ugetista Cleo Caetano, que integra o setor de saúde no Fórum das Centrais Sindicais.

Mundial – O 28 de Abril é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, oficialmente reconhecido pela OIT.

O dirigente e técnico em Segurança no Trabalho, Nildo Queiroz, dos Metalúrgicos de Guarulhos, estava presente. Segundo o sindicalista, “uma data de referência é importante, mas a luta por essa causa tem que ser permanente, mobilizando trabalhadores, Estado e o próprio empresariado”.

Cleo Caetano saudou a unidade sindical e chamou atenção pro aumento das doenças de ordem mental, devido às más condições de trabalho. “Os suicídios têm aumentado”, alerta.

Desmonte – Os governos Temer e Bolsonaro desmontaram as estruturas públicas de fiscalização aos acidentes e combate às doenças geradas pelo ambiente de trabalho.

MAIS – Sites das Centrais e do Diesat.

Conteúdo Relacionado

Sindcine debate IA no México

Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa a partir desta segunda (21) do seminário anual das federações internacionais Fia-América Latina e Uni-Mei/Panartes. Evento acontece na...

Protesto contra Trump ocupa 25 de Março

Ganham força as manifestações populares contra o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras aos Estados Unidos.Na sexta (18), foi a...

Jornal Sindical destaca patrimônio metalúrgico

Jornal Sindical de julho já está na base do Sindicato

Negociações coletivas retomam ganho

O Boletim “De olho nas negociações”, do Dieese, mostra melhora nas negociações em junho. Reajustes salariais acima da inflação chegaram a 78,5% dos acordos;...

Trump ataca, 25 de Março responde

Para o presidente norte-americano não basta abrir conflito com a Palestina, o Irã e meio mundo. Agora, Donald Trump quer enquadrar a 25 de...