As negociações da Campanha Salarial Nacional dos Bancários, conduzida pela Confederação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), já começaram. Durante a segunda rodada de reuniões com a Fenaban (Federação dos Bancos), a categoria debateu o tema “Emprego e terceirizações”.

De acordo com dados apresentados, houve redução de postos de trabalho da categoria e o avanço da terceirização nas agências. Duas reivindicações da categoria neste sentido são mais contratações e fim das terceirizações.

Segundo a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva, a terceirização no setor tem se dado de forma camuflada, com os bancos criando empresas coligadas e transferindo setores inteiros pra essas empresas. “É o que estamos vendo acontecer no Santander, por exemplo, Dessa forma, bancários e bancárias perdem seus postos para exercerem, como terceirizados, as mesmas tarefas em outras empresas do grupo”, ela explica.

“Somos contra a precarização e a terceirização. Para nós, todos que trabalham no ramo financeiro são bancários, devem ser representados pelos Sindicatos da categoria e usufruir de todos os direitos previstos na nossa Convenção Coletiva de Trabalho”, ressalta a dirigente.

Ivone Silva conta que os lucros estão cada vez mais altos e isso não justifica também que hajam demissões ou terceirizações no setor. “Os bancos vêem seu patrimônio e rentabilidade aumentar a cada ano. São um dos setores mais lucrativos da economia brasileira, mesmo na crise. Nada justifica precarizar, quando deveriam contratar mais e valorizar os trabalhadores”, acrescenta a presidenta do Sindicato.

Números – Levantamento do Dieese, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que, de 2013 a 2021, houve redução de 77 mil postos de trabalho, o que representa 15% de diminuição da categoria.

Essa pesquisa também mostra que, nesse mesmo período, houve a criação de 169 mil postos de trabalho no ramo financeiro, exceto para bancários. Outro dado impactante é o crescimento da terceirização, que registrou 42% de avanço entre 2016 e 2022.

Calendário – Nova mesa de negociação entre a categoria e a Fenaban deve ocorrer na próxima quarta, dia 6. Na ocasião, serão debatidas as cláusulas sociais e a segurança bancária.

MAIS – Site dos Bancários-SP.