Foi em 1971 que a ditadura assassinou o então deputado federal Rubens Paiva. No mesmo ano saiu o LP “Carlos, Erasmo”, que contém a faixa “É preciso dar um jeito, meu amigo”. Cinco décadas depois, a canção de Erasmo e Roberto Carlos faz sucesso por integrar a trilha sonora do “Ainda estou aqui”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, que conta o drama da família Paiva.
Segundo a gravadora Universal Music, até final de janeiro a música tinha sido compartilhada 160 mil vezes por usuários do Instagram. O número de visualizações na plataforma, que era de 200 mil, superou quatro milhões. A canção, que tinha menos de 25 mil audições por dia, atingiu o pico de 120 mil audições. Tais números devem seguir crescendo com a bem-sucedida campanha para o Oscar.
Em entrevista ao jornal Extra, do Rio, Roberto Carlos falou sobre a canção. “Numa noite em que Erasmo e eu estávamos compondo, começamos a falar de questões em geral do Brasil, e eu disse: ‘É preciso dar um jeito’. Ele repetiu a frase: ‘É preciso dar um jeito, meu amigo’. Então, eu disse: ‘Isso pode ser o tema de uma música nossa’”. E foi.
Um ano antes, Roberto havia ido a Londres visitar Caetano Veloso no exílio. Ou seja, os crimes e perseguições da ditadura estavam em sua mente quando compôs a letra, como fica claro nos primeiros versos: “Eu cheguei de muito longe / E a viagem foi tão longa / E na minha caminhada / Obstáculos na estrada / Mas enfim aqui estou / Mas estou envergonhado / Com as coisas que eu vi / Mas não vou ficar calado / No conforto, acomodado / Como tantos por aí”. A censura da ditadura militar não captou o viés político e liberou a faixa.
Entre os mais de cinco milhões de espectadores de “Ainda estou aqui” há muitos jovens sem qualquer contato anterior com a música de Erasmo e Roberto. Eles agora ouvem a canção em looping e ressignificam as suas palavras. Em São Paulo, o desfile do Bloco Tarado Ni Você uniu “É preciso dar um jeito, meu amigo” com gritos de “Sem Anistia” para os responsáveis pelos atos golpistas em 8 de janeiro de 2023. Assim, diferentes gerações se encontram por causa de um filme e uma canção.
MAIS – Clique aqui e ouça a canção “É preciso dar um jeito, meu amigo”.




