Live das Centrais Sindicais nesta terça (13) abordará as consequências econômicas e sociais do tarifaço de Donald Trump aos nossos produtos exportados para os EUA. Evento, a partir das 9 horas, terá participação do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho e técnicos do Dieese.
Miguel Torres, presidente da Força Sindical, considera que a presença de Marinho ajudará a explicar medidas do governo frente às tarifas. “Quem está na base da pirâmide sempre é mais prejudicado. Nosso foco será a proteção de empregos e dos direitos”, explica.
O dirigente metalúrgico espera solução justa e negociada. E afirma: “Não podemos admitir o que ocorreu no governo anterior, que deu proteção para os empresários, e relegou os trabalhadores”.
Negociações – Outro tema da live das Centrais será as Campanhas Salariais do segundo semestre. Período abrange negociações coletivas de categorias com grande peso na economia, como petroleiros, metalúrgicos, bancários e químicos.
Miguel Torres espera que, devido à turbulência provocada pelo tarifaço, as negociações com o patronato sejam mais duras. Por isso, pede uma ação conjunta do movimento sindical. “Precisamos estar unidos para garantir reposição salarial justa para os trabalhadores”, diz.
MAIS– Sites da Força Sindical, Dieese, do Ministério do Trabalho e Emprego e das demais Centrais.




