Nesta quarta,18, as maiores entidades de trabalhadores na Alimentação vão debater, em SP, negociações coletivas e condições de saúde. Na pauta: Uso da amônia nas empresas e também a NR-36 (Norma Regulamentadora).
Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (CNTA Afins), Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac) e União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Uita) são as organizadoras.
As direções querem reunir sindicalistas de, pelo menos, 20 Estados. O Seminário acontece, das 9 às 18 horas, na Federação Fetiasp, na Conselheiro Furtado, 987, Liberdade, Centro, SP.
Programação – Manhã. Seminário vai abordar as negociações, com participação do Dieese. Exposição e debate. À tarde, o assunto é “Formação Sindical, com habilidades de comunicação com as mídias, bases e a sociedade.”
Norma – O Seminário tratará também da NR-36, que agrega o conjunto de regras por saúde e segurança aos trabalhadores em frigoríficos. Será apresentada proposta para harmonização da Norma e também exposição por Grupo de Trabalho. Convidados para o debate Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho.
Ao final, dois temas: “Exposição dos trabalhadores ao gás de amônia e seus efeitos à saúde; e a preocupação com a transmissão da gripe aviária aos seres humanos.” Haverá exposição pelo Médico do Trabalho Roberto Ruiz, da Fiocruz.
Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA, também mostra preocupação com o aumento dos casos de depressão entre empregados de frigoríficos. Ele diz: “Queremos saber as causas”.
Unidade – Artur Bueno elogia a unidade entre CNTA, Contac e Uita. E afirma: “As nossas lutas ficam mais fortes com essa parceria. Até porque uma barreira que o movimento enfrenta é despertar o espírito coletivo na sociedade e nos Sindicatos”.
MAIS – Acesse o site da CNTA e Afins.