22.1 C
São Paulo
terça-feira, 18/03/2025

CNTA quer manter direitos nas unidades adquiridas pela Lactalis

Data:

Compartilhe:

A francesa Lactalis adquiriu unidades da Nestlé em Araras-SP e Garanhuns-PE. Até aí, tudo bem. Ocorre que, no sindicalismo, a gigante do setor de laticínios é conhecida pela relação ruim com as representações de trabalhadores.

Preocupada com a condição dos empregados, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (CNTA-Afins) mobiliza por direitos.

Segundo Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, a Lactalis é intransigente no relacionamento sindical. “Em 2021, ela se negou a repor o índice inflacionário nas negociações, alegando dificuldades financeiras. Pouco depois, já está comprando unidades”, critica.

À época, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e outras entidades tentaram a reposição salarial. Em ano de pandemia da Covid-19, os trabalhadores não pararam suas atividades.

Por isso, argumenta o sindicalista, “é injusto que a Convenção Coletiva nas unidades compradas seja depreciada e a relação com os Sindicatos sofra interrupção”.

A fim de informar funcionários sobre a aquisição, a CNTA, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de SP, o Sindicato de Araras e o Sindicato de Garanhuns realizaram assembleia na porta da fábrica, nesta quinta (15), em Araras.

Artur diz que o objetivo é abrir diálogo com a Lactalis e também mobilizar bases para a próxima Campanha Salarial, data-base outubro.

“Os companheiros estão apreensivos com as mudanças. É preciso agir, pra unificar a luta por reajuste e direitos”, enfatiza Artur Bueno.

CADE – As entidades cogitam acionar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, pois há risco de monopólio. “Pleiteamos Audiência Pública pra entregar a pauta dos trabalhadores; as conquistas forram obtidas sempre com luta e negociação coletiva”, destaca Artur.

Mais – Acesse o site da CTNA Afins, ou da Federação.

Conteúdo Relacionado

Mutirão dos Comerciários tem mais de mil vagas

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo realiza quinta, 20, a segunda edição do “minimutirão” de empregos neste ano. Serão oferecidas mais de mil...

Frentistas garantem alimentação

Pela segunda vez, o Sindicato de Trabalhadores de Postos de Gasolina e Lojas de Conveniência de Maringá venceu ação judicial contra o posto NA...

Livro resgata história dos Metalúrgicos de SP

Sexta, 21, às 17h30, acontece lançamento do livro “A História dos Metalúrgicos de São Paulo”. Será no Palácio do Trabalhador (Rua Galvão Bueno, 782,...

Encontro de Mulheres estimula luta contra violência

Foi um sucesso o Encontro de Mulheres Metalúrgicas do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Sexta (14), evento reuniu mais de 120 trabalhadoras...

Inclusão avança entre metalúrgicos de Osasco

Na quinta, 20, às 9 horas, será apresentada a 19ª edição anual da pesquisa “Lei de Cotas - Trabalhadores com deficiência no setor metalúrgico...