15.6 C
São Paulo
sexta-feira, 25/07/2025

Com vitórias, professores encerram campanhas

Data:

Compartilhe:

De dezembro ao final de maio deste ano, a Federação dos Professores no Estado de São Paulo (Fepesp) e os 26 Sindicatos integrantes realizaram quatro campanhas salariais.

O saldo, positivo, é explicado em vídeo pelo professor Celso Napolitano, presidente do Sinpro-SP e da Fepesp. Na mensagem, ele também aponta pendências que serão tratadas via negociação ou no Tribunal TRT 2ª Região (SP).

As campanhas, todas com data-base em 1º de março, tiveram forte participação da categoria, em assembleias por Sindicato ou estaduais. No caso do Sesi, o professorado realizou greve. Outros setores decretaram estado de greve, até a solução do impasse.

Confira:

Superior – Aprovada em 29 de maio, a Convenção Coletiva de Trabalho está em fase final de redação. Celso Napolitana informa: “Divulgaremos o comunicado conjunto com o Semesp, informando como será feito o reajuste e Abono nos meses de junho e julho”.

Cumprimento – Federação e Sindicatos focam esforços na cobrança do cumprimento das cláusulas das Convenções. Na Educação Básica os Sindicatos voltam atenção para a aplicação das cláusulas da Convenção e a solução para a Cláusula 63ª.

Holerites – Federação orienta fiscalizar o pagamento. Na Educação Básica deve incluir reajuste de 6% mais diferenças relativas a março.

Celso Napolitano afirma: “Não pagar o reajuste e as diferenças no momento correto enseja descumprimento da Convenção Coletiva e gera multa. Procure o Sindicato se houver divergências de valores. Notificaremos a escola que não realizar o pagamento correto. Não havendo sucesso em uma cobrança amigável, recorreremos ao Tribunal pra garantir os direitos dos professores e professoras”.

Extras – Durante junho é preciso ter atenção ao cumprimento das horas extras, principalmente devido às festas juninas. Professor convocado a participar fora do horário de trabalho ou sábados deve ser remunerado com mais 50%. No domingo, é de 100%.
“Os Sindicatos não celebram acordo de compensação. A Convenção Coletiva de Trabalho não prevê banco de horas. Portanto, se você trabalhou fora do expediente, tem que receber o que é direito. Não recebendo, procure seu Sindicato”, orienta Celso.

Férias – Também neste mês há o pagamento antecipado das férias de julho. Pagamentos, acrescidos de 1/3, devem ser feitos até 48 horas antes do início das férias. Ou seja, dois dias antes.

Cláusula 63ª – Trata da remuneração de atividades como provas adaptadas e avaliações substitutivas aplicadas a alunos com deficiência ou necessidades específicas. Autorizada em assembleia que aprovou a Convenção, a Federação remeteu a questão ao Tribunal. Audiência de Conciliação ocorrerá em 23 de junho, às 14 horas.

O presidente explica: “Tentaremos, pela última vez, que a representação patronal concorde com a inserção da cláusula na Convenção Coletiva. Não havendo concordância, o caso vai a julgamento, que decide pela inserção ou não do texto. Temos confiança de que será aprovada”.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Mais – Sites da Fepesp e dos Sindicatos integrantes.

Conteúdo Relacionado

Ato, nesta sexta, defende Soberania Nacional

O sindicalismo joga peso no ato de sexta, em São Paulo, em defesa da soberania nacional. Na ocasião, será lida e aprovada a Carta...

Diretoria metalúrgica de Guarulhos toma posse

20Toma posse nesta sexta (25) a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região (Força Sindical). Aos 62 anos, a entidade se consolida...

Evento em SP celebra 34 anos da Lei de Cotas

A Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência comemora o aniversário da Lei 8.213/91. Será na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (Avenida...

Tarifaço preocupa Engenharia

A tarifa de 50% sobre os produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos provoca duplo sentimento na Engenharia e no setor produtivo. O...

Entidades lançam Carta em Defesa da Soberania

A sociedade se mobiliza ante a agressão de Donald Trump de taxar em 50% as exportações brasileiras. No governo federal, Congresso e nos grupos...