26.3 C
São Paulo
sábado, 7/09/2024

Começa campanha dos Frentistas do Rio

Data:

Compartilhe:

Mais uma categoria profissional inicia a luta salarial. Desta vez são os 10 mil trabalhadores nos postos e lojas de conveniência do Município do Rio de Janeiro, que aprovaram em assembleia, dia 2, a pauta de reivindicações.

A pauta reivindica a reposição da inflação acumulada entre março de 2023 e fevereiro de 2024, mais aumento real. A campanha se concentrará nas cláusulas econômicas da Convenção Coletiva 2023/20025.

O Sinpospetro-RJ reforçará a mobilização. Os diretores da entidade visitarão os locais de trabalho e mobilizarão a categoria pelo aumento salarial.

Com a política de valorização do salário mínimo oficializada pelo Presidente Lula, muitas categorias ficaram com o Piso inferior ao mínimo nacional. Foi o que aconteceu com os frentistas do Rio. O salário mínimo, durante um mês, ficou 1,26% maior que o Piso do frentista. Por isso, o mínimo da categoria também chegou a R$ 1.412,00.

Para Eusébio Pinto Neto, presidente do Sindicato e também da Federação Nacional (Fenepospetro), a categoria merece respeito e ter sua mão de obra valorizada. A campanha vai brigar pra evitar que essa distorção ocorra novamente.

Efeito – “A valorização do salário mínimo tem impacto nas negociações de várias categorias. Ajuda a aumentar o consumo, fortalece o mercado interno e torna menores as desigualdades entre as regiões do País”, observa Eusébio. O dirigente lembra que “os governos conservadores cortaram muitos direitos trabalhistas nos últimos anos”. Portanto, para o presidente, “é preciso buscar a redistribuição de renda”.

Negociação – Eusébio explica: “Como nossa Convenção vale por dois anos, a negociação vai se centrar aí na parte econômica.” Entre os itens da pauta, diz ele, “vamos discutir o reajuste do salário, do vale-alimentação, o abono e também o seguro de vida”.

Ação – A mobilização começa logo depois do Carnaval, pois a pauta foi entregue ao patronal – Sindicomb – na quinta (8). Eusébio afirma: “A data-base é 1º de março e começamos a mobilizar logo. Vai ter panfletagem, carro de som e muitos companheiros na luta”.

Para os demais 40 Municípios integrantes da entidade, a data-base é 1º de junho. Aí será outra campanha salarial.

PAUTA DO RIO:

  • Aumento nos Pisos e salários.
  • Reajuste real do tíquete-alimentação, seguro de vida e outras formas de remuneração indireta.

MAIS – Acesse o site do Sinpospetro-RJ ou da Força Sindical.

Conteúdo Relacionado

Sindicato convida para Seminário de Segurança e Saúde, dia 20

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região realizará o 29º Seminário de Segurança e Saúde dos Trabalhadores. Será dia 20 de setembro (sexta),...

Ganho real tem pequena queda

Curva de aumentos reais nas negociações coletivas se manteve positiva em julho - informa o boletim “De Olho nas Negociações”, do Dieese. No mês,...

CNTA quer encontro com entidade patronal

A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (CNTA Afins) e a UITA - União Internacional dos Trabalhadores - encaminharam ofício à União da Indústria...

Professores Senac Interior receberão mais 25%

Excelente notícia para os professores do Ensino Médio do Senac, Interior do Estado. Os salários dos companheiros e companheiras sobem cerca de 25%, a...

Frentistas vencem na mesa-redonda

O Sindicato dos Frentistas de Jundiaí saiu vitorioso da última Mesa-redonda com a Gerência Regional do Trabalho e Emprego. Reunião foi solicitada pela entidade,...