O Sindicato dos Comerciários de São Paulo assinou a Convenção Coletiva com o patronal Sincamesp (Comércio Atacadista de Drogas, Medicamentos, Correlatos, Perfumarias, Cosméticos e Artigos de Toucador no Estado de SP). Os trabalhadores do setor terão reajuste salarial de 10,78%. Data-base é 1º de outubro.

A entidade representativa dos empregados conquistou, além do aumento salarial, a aprovação de cláusulas sociais que serão extremamente benéficas à categoria.

Foram aprovadas a garantia do emprego a gestante, 15 abonos de falta às mães comerciárias que precisam atender enfermidades de filhos inválidos e/ou incapazes menores de 14 anos, e a adoção de sistema 2×1 ou 2×2 de trabalho aos domingos dos comerciários.

O Piso salarial nas empresas passa a ser de R$ 1.700,00 para funcionários em geral; R$ 1.386,00 para os cargos de office-boy, faxineiro, copeiro e empacotadores em geral; e R$ 2.065,00 como garantia de comissionista – aqueles funcionários que trabalham exclusivamente com comissões percentuais pré-ajustadas, fica assegurada essa remuneração mínima em cada mês que não for atingido o valor da garantia.

Para o presidente do Sindicato dos Comerciários, Ricardo Patah, esse reajuste é benéfico e chega numa boa hora. “Estamos num momento de inflação descontrolada e os preços ao consumidor subindo a cada dia. Ter o salário reajustado agora significa um importante avanço para o trabalhador”, afirma Patah.

MAIS – Acesse o site dos Comerciários de SP.