Um dos principais Sindicatos de Comerciários do Estado de São Paulo inicia os preparativos da campanha salarial. No dia 4, o Sindicato de Guarulhos e Região realizou assembleia na sede campestre (em Santa Isabel), quando a base definiu a pauta de reivindicações.
Agora, a entidade iniciará a fase de negociações. É tradição protocolar a pauta e chamar mesa-redonda no Ministério do Trabalho pra tentar começar a debater a pauta com o patronato. A mesa pode ser presencial ou online.
O comércio possui vários segmentos, que vão do varejista ao setor de revenda de autos ou à área do material de construção, explica o advogado da entidade, o experiente dr. Jorge Bascegas.
Em contato com a Agência Sindical, o advogado ressaltou que nenhuma negociação é fácil. Mas ele confia na boa tradição de negociação do Sindicato, cujo resultado tem sido, ao longo dos anos, ganhos econômicos reais e avanço em termos de direitos.
Experiente e conhecedor do setor, o dr. Jorge Bascegas avalia que o comércio vai bem. Ele diz: “O segmento está indo bem em nossa região, com abertura de novas unidades e contratação de pessoal”. Ele, no entanto, observa que o nível salarial deixa a desejar. O momento mais grave, aponta, foi durante a Pandemia.
Período – As datas-bases dos trabalhadores no comércio englobam setembro, outubro e novembro – variação conforme o segmento patronal. Atacadistas, concessionárias, Sindsider e outros.
Quantos – O advogado calcula que as negociações abrangem mais de 60 mil trabalhadores e trabalhadoras nos estabelecimentos do comércio, na base da entidade.
Otimismo – Para o advogado, uma campanha deve começar com o pé direito, ou seja, de forma otimista. Ele arremata: “Da parte do presidente Edson Carvalho, demais diretores e da assessoria jurídica, nossa expectativa é sempre de chegar a bom termo para as partes e ganhos aos trabalhadores”.
MAIS – Site do Sindicato.