Dois fatos marcarão o calendário dos Comerciários de São Paulo e também da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central à qual o Sindicato é filiado. Um deles é o novo Mutirão do Emprego, em SP, Capital; outro é o Encontro Nacional da categoria, em Foz do Iguaçu, Paraná.
Mutirão – De 12 a 16 de agosto. Rua Formosa, 99, Centro, SP, das 8 às 17 horas – ao lado do Metrô Anhangabaú. Cleonice Caetano (Cleo), diretora dos Comerciários e vice da Central, diz: “Todos passarão por triagem, terão currículos avaliados e serão encaminhados às vagas adequadas ao perfil”. Currículos podem ser cadastrados também no site da entidade. Clique aqui.
Serviços – Emissão de documentos, laudos médicos, tradução de libras e línguas estrangeiras serão alguns dos serviços disponíveis. O mutirão dos Comerciários/UGT já ganhou dimensão nacional, tanto assim que passou a acontecer em várias cidades brasileiras.
A dirigente Cléo relata: “Muitos nos procuram com baixa escolaridade, mas muita disposição e capacidade. Então, oferecemos cursos de qualificação, com suporte do Sistema S, faculdades, entidades de qualificação, Eja e outras. Tudo pra que as pessoas consigam ter uma formação que melhore suas condições e facilite uma vaga de emprego. Observo que as empresas se inscrevem com um olhar de inclusão.”
Encontro – De 22 a 24 de agosto. O Encontro Nacional dos Comerciários e Comerciárias vai debater a conjuntura e indicar rumos para as mobilizações e pautas da categoria.
Ricardo Patah, preside a Central e o Sindicato. Ele afirma: “Esses dois eventos são de grande importância à categoria e aos trabalhadores em geral. O Encontro Nacional vai avaliar as condições dos comerciários e comerciários, como também traçar planos de ação. Já o Mutirão tem grande impacto social, beneficiando trabalhadores e empresas interessadas em contratar”.
MAIS – Site da UGT e dos Comerciários de SP.