18.5 C
São Paulo
quinta-feira, 29/05/2025

Congresso da CNTA reúne líderes sindicais da alimentação em SP

Data:

Compartilhe:

Lideranças sindicais do setor de alimentação estarão em São Paulo dias 19 e 20 para participar de assembleia e do VIII Congresso da Confederação (CNTA Afins). O local é o Hotel Leques, na Liberdade, próximo à estação São Joaquim do metrô.

A indústria da alimentação é estratégica para o País. Emprega mais de 1,5 milhão de trabalhadores em todo território nacional. Só no setor frigorífico são mais de 500 mil empregos; com 60% de mão de obra feminina.

Segundo Artur Bueno de Camargo, presidente da CTNA Afins, a expectava é reunir cerca de 100 dirigentes de 56 Federações filiadas. Ele diz: “O objetivo é ouvir e entender as diferentes realidades distintas apresentadas em diversas regiões”.

Convidados – Além de sindicalistas do setor, o evento receberá representantes das Centrais Sindicais, autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público do Trabalho. A expectativa é que o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, também participe, assim como titulares de outras Pastas ligadas ao mundo do trabalho.

Pauta – Assembleia vai eleger a nova direção da CNTA e traçar as linhas de ação da entidade para os próximos anos.

Já o Congresso acontece dia 20, com palestras de José Silvestre Prado de Oliveira, técnico do Dieese, e de representante da UITA – União Internacional de Sindicatos da Alimentação. O objetivo é fornecer informações que ajudarão dirigentes a entender o cenário nacional, a posição econômica das empresas do setor e orientar ações classistas.

MAIS – Acesse o site da CNTA Afins.

Conteúdo Relacionado

Frentistas do Paraná conquistam ganhos reais

Frentistas do Paraná assinaram nova Convenção Coletiva. Negociação abrange os Sindicatos de Maringá, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel. Entidades conquistaram reajuste salarial de...

Metroviários de SP comemoram acordo e sede

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.