Domingo, 9 de julho, será especial para os trabalhadores, os sindicalistas, os ativistas sindicais e todas as pessoas que reconhecem o valor das lutas trabalhistas e sociais. Na data, a partir das 9 horas, acontecerá a cerimônia do Dia da Luta Operária.
Evento será no Galpão Armazém do Campo, do Movimento Sem Terra, Campos Elíseos (SP). Haverá apresentação musical e ato político, em seguida às homenagens.
A homenagem nasceu de iniciativa do hoje deputado estadual Antônio Donato (PT), que, quando vereador na Capital, conseguiu aprovar a Data. Evento tem apoio das Centrais, Centro de Memória Sindical, Instituto Astrojildo Pereira e do Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas.
Carolina Ruy, coordenadora do Centro de Memória, explica que a data marca os cem anos da morte do sapateiro José Martinez, assassinado pela repressão em 1917, durante piquete naquela que é considerada a primeira greve geral no País. Ela diz: “É uma data emblemática para o movimento operário”.
Carol cuida da organização do evento desde 2019. Ela conta que foi criado o Busto José Martinez pra homenagear os escolhidos. Ana e Sérgião receberão a honraria. Familiares de Didi Travesso, Felício, José Ibrahim e Oswaldo Barros, já falecidos, receberão placas de agradecimento pela dedicação dos dirigentes à luta dos trabalhadores.
Coordenador da Agência Sindical, jornalista João Franzin fala sobre Sérgião. Clique aqui e leia.
DIA DA LUTA OPERÁRIA – 9 DE JULHO
Armazém do Campo. Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos, SP. Informações – Carol: (11) 97541.3969. Gabinete Donato: 3886.6219 e 3886.6220.
Mais – www.agenciasindical.com.br