CTB recebe Dia da Luta Operária
Aconteceu nesta (9) manhã em São Paulo a comemoração do Dia da Luta Operária, data inspirada na greve geral de 1917, no Estado de São Paulo. A sede da Central CTB recebeu o evento, com casa cheia, várias gerações e presença de figuras de peso histórico, como Almino Afonso, José Luiz Del Roio, entre outros.
Prêmio – O Prêmio José Martinez foi entregue à socióloga e ex-diretora técnica do Dieese, Heloísa de Souza Martins, e ao ex-ministro do Trabalho, Almino Afonso.
Heloísa dirigiu o Dieese até 1968, em plena ditadura, período de forte repressão aos trabalhadores e suas organizações. Almino Afonso foi ministro do Trabalho em 1963, durante o governo João Goulart, e teve os direitos políticos cassados pelo golpe de 1964.
Homenagens – Vários dirigentes e ativistas foram homenageados, entre os quais o sindicalista Luiz Tenório de Lima (Tenorinho) e o jornalista e assessor sindical Eduardo Pavão (ambos já falecidos).
A Agência Sindical cobriu o evento e entrevistou vários sindicalistas e personagens. Segundo a jornalista, escritora e pesquisadora Carolina Ruy (Carol), coordenadora do Centro de Memória Sindical, “esse evento cresce ano a ano, fazendo o resgate da memória, mas também reafirmando bandeiras históricas do sindicalismo”.
O presidente da CBT, o bancário Adilson Araújo, refirmou não apenas as bandeiras levantadas pelos antigos líderes sindicais. Para o dirigente, “tendo em vista a gravidade do momento atual, com seguidos ataques aos trabalhadores e ao sindicalismo, é preciso reafirmar a unidade da classe trabalhadora e dos movimentos sociais, em torno de temas como a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1”.
MAIS – Sexta, no boletim Repórter Sindical, nos sites das Centrais e Centro de Memória Sindical – CMS.




