17.4 C
São Paulo
sábado, 20/04/2024

Franzin fala sobre Serjão

Data:

Compartilhe:

Dos que aí estão no cartaz, vários foram meus amigos. Sergião é uma amizade que cultivo desde 1985, quando participamos da greve na Goodyear, em Americana.

A homenagem ao Sérgião da Oboré é mais que merecida. Ele é o criador da imprensa sindical moderna, feita em moldes profissionais, sem o proselitismo ideológico oco.
Devemos também ao Sérgio ter trazido Laerte para a imprensa dos Sindicatos. O Livro “Ilustração Sindical”, com 1.100 desenhos, é estupendo e se mantém imbatível.

Convivi com o camarada no seu auge e vigor. Nunca vi alguém com tamanha capacidade de trabalho. Também nunca vi alguém, ante uma situação desfavorável, criar soluções na hora e mudar o rumo dos ventos.

Os milhões de trabalhadores paulistas devem a Sérgio Gomes a limpeza da Praia Grande. O imenso balneário da classe trabalhadora era sujo e contaminado. Foi ele quem dirigiu a mobilização pró-construção do emissário submarino. Incrível que até hoje o sindicalismo não lhe tenha homenageado pelo feito, que beneficiou a saúde de gerações de veranistas e ajuda a valorizar a então desprezada Praia Grande.

O Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, o Troféu Audálio Dantas e muitas outras iniciativas (como conseguir junto ao comando da Amazônia levar levas de jovens jornalistas a conhecer a Região e o trabalho de nosso Exército) são da lavra do bigodudo.

Certa feita ficamos no Parreirinha até o sol raiar e o Sergião comeu oito sobremesas de morango com chantilly – seu apetite pantagruélico era famoso.

Durante a Constituinte, promovemos com a UnB um Encontro da Imprensa Sindical, na CNTI, presidida pelo valoroso Calixto. Andamos pelo Congresso e outros cantos de Brasília e eu disse: – Caramba, Sergião, você é mais conhecido aqui que o Ulysses Guimarães!

Domingo cedo estarei no MST e convido os amigos, porque, como o Sérgião mesmo ensinou, “não sendo clandestino, tem que divulgar!”.

João Franzin, jornalista e coordenador da Agência Sindical.

Conteúdo Relacionado

Escola do Sinpro SP promove novos cursos

A Escola de Professores do Sinpro SP está com vagas abertas para dois novos cursos neste mês de abril. A programação é voltada para...

Portuários fazem paralisação em 14 portos do país

Trabalhadores portuários de diversas regiões do País fizeram uma paralisação de seis horas na manhã de quinta-feira, 18. A ação abrangeu 14 dos 32...

Sindicalismo mantém ganhos reais elevados

Segue alto o índice dos aumentos reais nas negociações coletivas. A avaliação é do Dieese, que publica o boletim mensal "De Olho nas Negociações". O...

Metalúrgicos de Guarulhos vão inaugurar trilha no Clube de Campo

O Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região é a maior e mais completa área de lazer da cidade. E...

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%

Avanços para os 11 mil trabalhadores em postos de combustíveis do Município do Rio de Janeiro. A Comissão de Negociação, que representa os empregados,...