17.4 C
São Paulo
sábado, 20/04/2024

Conhecer os parlamentares para votar bem

Data:

Compartilhe:

Para além das promessas da propaganda eleitoral, vale a pena conferir como foi o desempenho dos parlamentares que buscam um novo mandato; ferramenta lançada pelo Diap ajuda a saber quem foi quem no Congresso.

A pouco mais de um mês das eleições de outubro, os cidadãos se veem com a missão de escolher aqueles vão governar e legislar a partir do próximo ano.

Como se sabe, essa é tarefa de enorme responsabilidade e não deve ser realizada com displicência ou leviandade, pois estão em jogo os rumos do País e do Estado e, em última instância, as decisões que regerão a vida de cada um de nós.

online pharmacy buy premarin no prescription pharmacy

Embora nessa disputa os cargos executivos sempre mereçam mais destaque, é fundamental a seleção consciente e informada de deputados e senadores, pois o papel do Legislativo é absolutamente relevante; a maioria das questões mais importantes, com impacto direto sobre a população, depende do voto do Parlamento.

Muita atenção aos vão representar o povo

Assim, há que se dar muita atenção à escolha dos que vão representar o povo para que, em caso de vitória, atuem realmente com esse objetivo.

Tendo em vista o grande número de candidatos, certamente cada eleitor pode ter uma boa opção de voto, podendo descartar os que não apresentam condições de exercer um mandato adequadamente, carecem de seriedade e compromisso com o interesse público.

online pharmacy buy diflucan no prescription pharmacy

Para além da profusão de promessas e apresentação de currículos brilhantes nas propagandas eleitorais, uma boa pista a se seguir, no caso dos parlamentares que concorrem a uma nova cadeira, é verificar como foi sua atuação no decorrer do mandato que termina em 2022.

Considerando que 87% dos atuais deputados e 48% dos senadores buscam se reeleger, já se tem um significativo contingente cujo desempenho pode ser aferido.

E, graças a uma excelente iniciativa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), isso pode ser feito de maneira simples, rápida e objetiva.

Quem foi Quem no Congresso Nacional

A instituição lançou a plataforma “Quem foi quem no Congresso Nacional”, que traz o levantamento de como votaram deputados e senadores nas questões de interesse do trabalhador, ou seja, da maioria do povo brasileiro, e naquelas consideradas mais relevantes para o conjunto da sociedade.

Nesse critério, entram, por exemplo, a Medida Provisória que flexibilizava regras, retirando direitos trabalhistas, e a que propunha a privatização da Eletrobras.

Além de permitir a pesquisa sobre a posição de cada parlamentar por matéria selecionada, a ferramenta também fornece estatísticas com o perfil geral dos deputados e senadores, classificando-os contra ou a favor dos interesses dos trabalhadores, e informa a base eleitoral de cada um.

Vale a pena conferir e checar o desempenho dos parlamentares, avaliando se merecem um novo mandato.

online pharmacy buy vibramycin no prescription pharmacy

Vamos exercer o nosso direito de voto de forma consciente e exercitar bem a nossa cidadania.

Clique aqui e leia mais artigos de Murilo Pinheiro.

Acesse – www.seesp.org.br

Murilo Pinheiro
Murilo Pinheiro
Murilo Pinheiro é presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp) e da Federação Nacional da categoria (FNE)

Conteúdo Relacionado

Trabalhadores marcharão à Brasília por democracia e justiça – Ismael Cesar

Deliberado no Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores, ocorrido em outubro de 2023, a Marcha da Classe Trabalhadora à Brasília, está marcada para...

A importância e os desafios das frentes parlamentares – Antônio Augusto de Queiroz

As frentes parlamentares e bancadas informais desempenham papel relevante no cenário político, representando forma interessante de articulação, representação e influência para interesses diversos. Compostas...

Fiscalização da Previdência brasileira garante proteção – Wanderson Ferreira

A Previdência Social parte do princípio de que todos os trabalhadores precisam estar seguros em caso de perda de a capacidade de trabalhar, o...

Decisão lamentável – João Guilherme

Recentemente o juiz Eduardo Pires, da 30ª Vara do Trabalho de São Paulo, decidiu que o trabalhador não sindicalizado não tem direito aos benefícios...

Privatizar a educação pública beneficia apenas os tubarões da educação – Francisca Rocha

Desde que assumiu o governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas trabalha diariamente com a tese de destruição do Estado e privatização de todo...
Artigo anterior
Próximo artigo