O Comando Nacional dos Bancários iniciou consulta online com a categoria, sindicalizados ou não, pra definir as reivindicações que vão compor a Pauta a ser entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Data-base é 1º de setembro.
A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, chama os bancários à participação. “Essa fase possibilita mensurar os anseios da categoria. Quanto maior a participação mais real será o resultado”, afirma.
A líder bancária completa: “Mesmo os trabalhadores não filiados a seus Sindicatos devem participar da consulta, que decidirá as prioridades da campanha na parte social, remuneração, saúde e condições de trabalho”.
Participação – Pra facilitar, há um sistema online, disponível até 3 de junho. Existe um sistema geral, mas cada Sindicato pode utilizar um próprio pra levantar os dados.
Minuta – As respostas serão compiladas e depois agregadas às resoluções definidas nas conferências estaduais e regionais. Após, entre 10 e 12 de junho, acontecerá a Conferência Nacional, cuja principal tarefa será definir a Pauta de reivindicações dos bancários.
Aprovada, a minuta será entregue à Fenaban para negociações. Objetivo é negociar a Convenção Coletiva de Trabalho geral e também os Acordos específicos dos bancos públicos.
MAIS – Clique aqui e acesse o sistema de consulta online. Ou o site da Contraf-CUT.