A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) lançou o site ‘Se é público, é para todos’ a fim de defender e mostrar a importância dos bancos públicos brasileiros. Os funcionários das instituições vivem sobre as ameaças de privatização promovida pelo governo Bolsonaro.
Segundo o secretário de comunicação da entidade, Gerson Carlos Pereira, essa é mais uma ferramenta de luta dos trabalhadores. “A intenção é que seja um instrumento de apoio para a luta contra a privatização das empresas públicas”, conta Gerson.
O dirigente afirma que o portal reunirá todo tipo de material e que será amplamente divulgado à sociedade. “Buscaremos reunir textos, vídeos, imagens e dados que mostram os motivos pelos quais as empresas públicas não podem ser privatizadas”, destaca.
Exemplos – O portal ‘Se é público, é para todos’ reúne diversos exemplos dos benefícios que os bancos públicos trazem aos brasileiros. Com imagens e textos, são apresentados pontos como o financiamento universitário, operado integralmente pela Caixa Econômica Federal, o financiamento de agricultores familiares, operado pelo Banco do Brasil, além da defesa dos trabalhadores nas instituições financeiras.
Gerson Carlos Pereira relembra que a ideia para o novo portal surgiu com o site da campanha Sindicato Solidário. “Já há bastante tempo incentivamos o conceito de sindicato cidadão que, além de fazer a luta em defesa da categoria, também desenvolve ações de defesa dos direitos sociais, da democracia”, explica o dirigente.
A campanha Sindicato Solidário deu certo. Incentivou entidades sindicais e trabalhadores na promoção de auxílio às pessoas mais impactadas pela pandemia da Covid-19. “Queremos repetir esse sucesso com as ações das empresas e bancos públicos, assim como das pessoas que neles trabalham”, conclui Gerson.
MAIS – Acesse o site da Contraf-CUT e o portal Se é público, é para todos.